Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os desafios para identificar talentos em home office

Os desafios para identificar talentos em home office

02/10/2020 David Braga

Cenário de trabalho em casa, experimentado por inúmeras empresas, exige habilidades e comunicação assertiva das lideranças.

Os desafios para identificar talentos em home office

Em um ambiente corporativo, o líder precisa ser aquela pessoa que dá o direcionamento, leva motivação e engaja os colaboradores. No atual cenário de pandemia, em que uma grande parcela dos profissionais está trabalhando no modelo home office, os desafios se mostram ainda maiores. Entre eles, está adotar novos métodos e apurar a capacidade de observação para conseguir identificar os talentos, uma vez que a gestão a distância deverá permanecer, em diversos casos, mesmo após o fim da necessidade de isolamento social.

O CEO e heahunter da Prime Talent, David Braga, argumenta que  é preciso agir com sabedoria. “É necessário, mais do que nunca, que as lideranças coloquem em prática as soft skills, ou seja, as competências e habilidades – como resiliência, planejamento, comunicação eficaz, orientação para resultados, criatividade – para liderar à distância”, pontua. Sendo assim, ele ressalta que uma forma de acompanhar os colaboradores e definir promoções na empresa é pelo monitoramento dos resultados, também conhecido como performance. Para isso, o estabelecimento de confiança com os liderados é primordial, além de delegação e observação, na prática, das competências e habilidades.

O olhar atento do líder, portanto, se torna ainda mais relevante. “O comportamento das pessoas, a capacidade de aprendizagem e de adaptabilidade, as entregas realizadas mesmo em um momento de pressão têm sido o grande diferencial. Sabe quem são, usualmente, os profissionais promovidos? Aqueles que estão sempre prontos aos novos desafios, que são ousados, destemidos e que buscam novos conhecimentos constantemente”, detalha Braga, que é especialista na busca e seleção de executivos de média e alta gestão em todos os setores da economia na América Latina.

Nesse contexto, a comunicação é extremamente importante, tanto para alinhar os funcionários sobre os próximos passos da empresa, quanto para receber as informações e sugestões que possam contribuir para o bom andamento do home office, para impulsionar os resultados da corporação e para a identificação dos talentos que vão surgir. “Empresas que proporcionam excelentes canais de comunicação são as mesmas que encontram caminhos alternativos em meio às crises”, pontua o headhunter.

Essa atenção especial dos líderes a todo esse ecossistema também é essencial para garantir que os funcionários continuem a manter suas entregas com eficácia e eficiência. Cabe aos gestores se certificar de que os profissionais têm toda a infraestrutura necessária (boa conexão, computadores e softwares compatíveis às funções e entregas, mobiliário etc.), pois isso pode impactar diretamente na performance. Para identificar esses gaps, as conversas permanentes são fundamentais.

* David Braga - CEO e heahunter da Prime Talent.

Fonte: Link Comunicação



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito