Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Vendas tradicionais x vendas digitais

Vendas tradicionais x vendas digitais

16/06/2022 Fábio Oliveira

No mundo das vendas é imprescindível estar atento a todas as novidades do mercado.

Vendas tradicionais x vendas digitais

Os acontecimentos dos últimos anos trouxeram ensinamentos importantes para o mundo dos negócios, principalmente no que diz a respeito das mudanças de padrões de comportamento de consumo. O consumidor de hoje está muito mais exigente, conectado e informado, assim, as organizações precisam se adaptar a essa nova realidade e adotar ferramentas tecnológicas para estreitar relacionamento com seus respectivos stakeholders. Apesar disso, há empresas que ainda persistem em atuar com um modelo de negócio mais tradicional pela simples dificuldade em enxergar progresso no digital.

No mundo das vendas é imprescindível estar atento a todas as novidades do mercado. Dessa forma, empresas que operam com modelos tradicionais de vendas ficaram para trás, mesmo com as metodologias antigas ainda usada por vendedores e que ainda dão certo. Com um mercado cada vez mais competitivo, transitar do modelo tradicional ao digital é quebrar uma barreira cultural da sua operação e dos seus clientes. Para se amparar neste processo de modelo, a mudança tem que partir de uma liderança convencida que essa transformação é a melhor para sua empresa e estimular o time com conhecimento para estar disposto a evoluir.

Estatísticas apontam que apenas 15% das empresas no Brasil de fato transacionam 100% das suas vendas no digital, 85% ainda vendem de forma tradicional, porém mais de 80% das vendas passam pela internet. No final, mesmo que a compra seja realizada presencialmente ela anteriormente teve impactos pela internet, ou seja, o consumidor já vem com mais conhecimento sobre o serviço ou o produto que irá adquirir, e isso impacta em toda sua jornada de compra e na forma de atuação do vendedor.

O bom vendedor deve permanecer com as características de vendedores tradicionais no quesito de boa comunicação, empatia, poder de negociação e em contornar objeções. Ainda assim, destaca-se aqueles que sabem dominar as ferramentas tecnológicas para otimizar processos. De acordo com a pesquisa da McKinsey & Company, empresa líder mundial no mercado de consultoria empresarial, 40% do tempo das equipes de vendas é gasto com atividades que poderiam ser automatizadas adaptando tecnologias já existentes.

Estar pronto para o futuro é olhar para outros projetos inovadores, porém modificações exigem um bom planejamento e devem ser avaliadas quanto ao cenário ser favorável ou não para sua empresa realmente mudar. É inegável que o caminho para o digital é tendência em todas as vertentes do mercado, uma vez pode que melhorar uma série de processos e tornar a experiência do cliente memorável.

* Fábio Oliveira é CEO da SalesFarm, primeira plataforma que terceiriza a força de vendas por meio de um software e tem como objetivo conectar empreendedores a vendedores.

Para mais informações sobre Vendas clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: PiaR Comunicação



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito