Projeto de Vida é tema de discussão para o Novo Ensino Médio
Projeto de Vida é tema de discussão para o Novo Ensino Médio
Disciplina propõe incentivar a reflexão sobre o futuro e promover o autoconhecimento.
A implementação da Base Nacional Comum Curricular trouxe para o ambiente escolar a disciplina Projeto de Vida, que pretende ajudar os estudantes a responderem perguntas como “Quem eu sou?” e “Quem eu quero ser?”, e articularem o caminho entre elas. Com o caráter obrigatório, a matéria propõe incentivar a reflexão sobre o futuro e promover o autoconhecimento.
O Sistema Gabarito de Ensino já colocou em prática a nova disciplina. “Por ser novo, é algo desafiador. Mas foi muito bem recebido pelos nossos alunos, porque valoriza as competências e habilidades de cada indivíduo e torna-se uma ferramenta para ajudá-los a fazerem melhores escolhas para suas vidas, no presente e no futuro”, explica o professor responsável pela disciplina, Estéfani Martins.
O Projeto de Vida aborda três dimensões diferentes, permitindo o desenvolvimento de um pensamento mais abrangente para o jovem, evitando que ele deixe de lado aspectos essenciais para o seu conhecimento e planejamento de futuro. Na dimensão pessoal, trabalha-se o autoconhecimento, com o objetivo de fazer com que os jovens se reconheçam como sujeitos desenvolvendo a construção de identidade, seus valores, o reconhecimento da própria origem e a forma de lidar com os sentimentos. Já na dimensão social, estimula-se os jovens a refletirem sobre as relações interpessoais. Não só com o seu entorno mais próximo — familiares e colegas de escola — mas, também, da relação com o mundo, e o impacto que essas relações provocam. E, por último, na dimensão profissional trabalha-se a inserção e permanência do jovem no mundo profissional e sua atuação produtiva no futuro, adequando-se ao século XXI e à constante transformação do trabalho, abordando temas como a criatividade, o uso da tecnologia e o empreendedorismo, entre outros.
Fonte: Prelo Comunicação