Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Em ano eleitoral, vale a pena investir na Petrobras?

Em ano eleitoral, vale a pena investir na Petrobras?

24/06/2022 Rogério Araújo

Se existe uma empresa forte no Brasil, essa empresa é a Petrobras.

Mesmo com todas as interferências políticas e percalços econômicos, locais e internacionais, as quedas no valor de suas ações são muito pontuais e a recuperação é quase imediata.

A recuperação da empresa após os escândalos de corrupção também deve ser destacada, principalmente no que diz respeito à venda de ativos que não estão alinhadas com o foco principal da empresa.

A política de paridade de preços, acompanhando a variação do preço internacional do petróleo, e a alta nas commodities por causa da guerra na Ucrânia, são outras variáveis que influenciaram nesse cenário.

A consequência disso é uma enorme entrada de caixa, proporcionando a distribuição de dividendos que enchem os olhos e os bolsos de seus acionistas, entre eles, o principal, o governo federal.

De 2019 até o momento, o governo embolsou mais de 400 bilhões de reais, entre dividendos, impostos e royalties. Só entre junho e julho deste ano, deverá receber perto de 14 bilhões de reais em dividendos. Nada mal para um sócio que vive reclamando de sua própria gestão.

A distribuição de dividendos é um aspecto muito interessante, no caso da Petrobras, mas, para se decidir entre comprar ou não ações da empresa é preciso analisar vários aspectos em relação ao seu futuro.

E as perspectivas são muito boas. Há grande expectativa, por exemplo, em relação aos investimentos na exploração do petróleo do pré-sal, umas das maiores reservas do mundo, que colocará o Brasil lado a lado com os grandes produtores, como Arábia e Rússia.

Assim, mesmo estando no olho do furacão político deste ano, a Petrobras ainda continua sendo uma ótima opção de investimento, com boa perspectiva de distribuição de dividendos e investimentos que consolidam a empresa com uma das maiores de seu setor no mundo.

* Rogério Araújo é educador financeiro, gestor e consultor de finanças, especialista em investimentos, fundador da Roar Educacional Consultoria e líder educacional da corretora de investimentos Vítreo.

Para mais informações sobre Petrobras clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: ImPauta Comunicação



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves