Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como perder o medo das quatro matérias mais temidas no vestibular

Como perder o medo das quatro matérias mais temidas no vestibular

29/06/2022 Henri Navesuh

Física, Matemática, Química e Redação são as disciplinas que mais preocupam os estudantes que tentam ingressar na Universidade; professores dessas quatro disciplinas listam dicas.

Como perder o medo das quatro matérias mais temidas no vestibular

Os vestibulares e a prova do Enem preocupam grande parte dos estudantes, pois além da necessidade de ir bem nas provas, há toda pressão social e familiar para que sejam aprovados nos cursos universitários que escolheram. Além disso, os jovens têm um certo receio em relação a algumas das disciplinas - e, entre elas, estão Física, Química, Matemática e Redação.

Segundo a última edição do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2018, 43,2% dos alunos brasileiros tiveram pontuação baixa nas disciplinas avaliadas, sendo a Matemática a responsável pelo pior desempenho.

Pensando em ajudar os estudantes, professores, listaram dicas para conseguir ir bem nas provas dessas disciplinas:

Matemática
Daniel Ferretto, professor de Matemática, diz: "Comece estudando os temas básicos e depois passe para os mais complexos. Conhecer bem a parte conceitual e entender a teoria é fundamental para conseguir entender o que está sendo cobrado, inclusive em questões que envolvem contas. Além disso, é importante fazer simulados com a mesma quantidade de questões e tempo definido”, recomenda.

Química
“Identifique o que é mais importante na questão, pois a interpretação ajuda a ir bem em 70% da prova. Outro ponto muito importante, mesmo que tenhamos dificuldade para entender, é rever os nossos erros. As pessoas não gostam de errar, porém, é o ponto que mostra onde é necessário focar mais. Pratique a resolução de questões do Enem de anos anteriores, pois assim é possível se habituar com o modelo das perguntas, características dos exercícios, revisar e treinar os conteúdos”, diz Michel.

Física
“Ter uma boa noção dos assuntos de Física básica e Matemática básica é fundamental para que os alunos consigam interpretar bem as questões e desenvolver bem as contas. Além de trazer a Física para o cotidiano, é um ponto fundamental no aprendizado efetivo da matéria”, comenta André Coelho, professor de Física.

“Sempre que o aluno aprende Física de forma contextualizada e aplicada ao cotidiano, os resultados no Enem, nos vestibulares e nas provas de colégio são muito melhores”, acrescenta.

Redação
“Ter o hábito de ler ajuda a aprender a argumentar ao longo da Redação e elaborar textos com temas diferentes, ou seja, é uma forma para se aperfeiçoar na escrita. É indispensável fazer uma observação da norma padrão da língua portuguesa, revisando vírgula, crase, uso das maiúsculas e outros aspectos gramaticais. Além de ser necessário ter o texto ‘agradável aos olhos’, é preciso tomar cuidado com a legibilidade da letra, atenção a rasuras, espaçamento das letras e uso das margens da folha-padrão”, explica João Filho, professor de Redação.

O docente acrescenta que essa é a única parte da prova em que se pode atingir nota máxima. “Para desenvolver o conteúdo, é importante ter uma boa escrita”, finaliza.

Para mais informações sobre vestibular clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Ortolani Comunicação



A tríade da vida aplica-se à Educação

O professor só deseja que o aluno escute a sua palavra. A aprendizagem acontece depois de uma longa e silenciosa escuta.

Autor: Ivo Carraro

A tríade da vida aplica-se à Educação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Promova autonomia, responsabilidade e aprendizado nas crianças com as diretrizes da pioneira na educação infantil.

Autor: Divulgação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Nos últimos anos, o TikTok emergiu como uma das plataformas sociais mais populares entre os jovens, oferecendo uma variedade de conteúdos criativos e interativos.

Autor: Divulgação

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

No contexto educacional, a robótica tem a capacidade de revolucionar a maneira como os estudantes aprendem e interagem com a tecnologia.

Autor: Divulgação

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter