Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Exclusão do ISS da base de cálculo do PIS e da COFINS

Exclusão do ISS da base de cálculo do PIS e da COFINS

05/07/2022 Rafaella Almeida

TRF determina a exclusão do ISS da base de cálculo do PIS e da COFINS.

O escritório BLJ Direito e Negócios, por meio de sua equipe de especialistas tributários, em 2018 impetrou Mandado de Segurança para empresa do segmento de engenharia viárias para que fosse declarado o seu direito líquido e certo à exclusão do ISS das bases de cálculo do PIS e da COFINS, por entender que o ISS não constitui receita ou faturamento da empresa, mas sim receita do fisco municipal.

A referida ação foi julgada procedente em primeira instância e teve seu mérito confirmado pela 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com decisão já transitada em julgado, não cabendo mais recurso, garantindo à empresa a exclusão do ISS das bases de cálculo do PIS e da COFINS, bem como o direito de ter restituídos os valores pagos indevidamente nos cincos anos anteriores ao ajuizamento da ação.

A Turma julgadora fundamentou sua decisão no julgamento do RE 574.706/PR (tema nº 69), conhecida como a tese do século, em que o STF analisou os conceitos de receita bruta e faturamento, definindo que o ICMS não integra a base de cálculo do PIS e da COFINS, por não se caracterizar como faturamento da empresa.

Segundo o STF, o ICMS é grandeza que apenas transita na contabilidade do contribuinte, sendo que este apenas atua como responsável pelo recolhimento e repasse desse valor ao Fisco Estadual, portanto, jamais poderia o contribuinte ser tributado por valores que não constituem sua receita ou faturamento.

Assim sendo, seguindo o mesmo raciocínio empregado pelo STF e levando em consideração que o ISS é imposto de natureza semelhante ao ICMS, por não integrarem o conceito de faturamento do contribuinte, ficando a empresa como mera responsável pelo repasse destes valores ao fisco, configura-se indevida, também, a inclusão do ISS na base de cálculo do PIS e da COFINS.

Essa decisão do TRF1 é um importante precedente para todas as empresas do Brasil que também são prestadoras de serviços e pleiteiam a redução de sua carga tributária, além de ser instrumento para previsibilidade do direito, assegurando aos contribuintes em mesma situação, a mesma solução jurídica.

Atualmente, essa tese de exclusão especificamente do ISS das bases de cálculo do PIS e da COFINS foi definida no Tema 118 do STF e está aguardando julgamento pelo RE 592.616, em sede de repercussão geral já reconhecida.

Além disso, a decisão possibilita a recuperação dos valores recolhidos indevidamente dos últimos cinco anos, bem como cessa a obrigatoriedade de pagamento no presente e futuro.

Como os valores recolhidos a esse título têm a natureza de indébito, a empresa também tem o direito de realizar a compensação tributária, utilizando os valores recolhidos indevidamente para quitar parcelas de tributos federais vencidos ou vincendos.

* Rafaella Almeida é advogada do escritório BLJ Direito e Negócio.

Para mais informações sobre imposto clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Hiperjudicialização da saúde no Brasil: gargalos e soluções

A hiperjudicialização da saúde no Brasil é um fenômeno crescente que tem gerado preocupações significativas no sistema Judiciário.

Autor: Natália Soriani


Obra analisa direitos familiares sob o viés da afetividade

Com o intuito de aprofundar os aspectos constitutivos da afetividade familiar, o doutor em Direito Caio Morau assina livro em que analisa modelos de uniões cujo reconhecimento é reivindicado por setores da sociedade, como as poligâmicas, concubinárias e incestuosas.

Autor: Divulgação


Terrenos de marinha são diferentes de praia

A Proposta de Emenda à Constituição dos terrenos de marinha (PEC 3/2022), a chamada PEC das Praias, tem fomentado debates.

Autor: Fabricio Posocco


O que você precisa saber sobre pensão alimentícia

A pensão alimentícia é um direito fundamental garantido pela legislação brasileira, assegurando que dependentes, especialmente filhos menores, recebam o suporte financeiro necessário para seu sustento, educação e bem-estar.

Autor: Divulgação


A inadequação da mediação obrigatória pré-judicial

Nos últimos anos, a sobrecarga do sistema judiciário brasileiro tem provocado o debate acerca da obrigatoriedade da tentativa de solução extrajudicial de conflitos antes do ajuizamento de ações judiciais, como uma forma de comprovar o interesse de agir.

Autor: Suzana Cremasco


Novas regras de combate ao telemarketing abusivo entram em vigor

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementou uma série de novas medidas para combater o telemarketing abusivo, reforçando a proteção dos consumidores brasileiros.

Autor: Divulgação


Licença-maternidade sem carência para as autônomas

Foi uma decisão histórica, e com 25 anos de atraso!

Autor: Nayara Felix


Recorde de queixas contra planos de saúde e a necessidade de mudanças

Nos últimos dez anos, o Brasil testemunha um aumento alarmante nas queixas de consumidores contra planos de saúde.

Autor: Natália Soriani


Conflitos condominiais

Tipos de ações judiciais e maneiras eficientes de resolvê-los.

Autor: Divulgação


Se a doença é rara, o tratamento não pode ser

13 milhões de brasileiros convivem hoje com doenças raras, de acordo com o Ministério da Saúde.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


O perigo da pejotização para as startups

Os recentes conflitos envolvendo a Uber e a justiça trabalhista em ações que reivindicam o vínculo de emprego de motoristas junto à empresa ganhou a atenção da sociedade e até do Palácio do Planalto.

Autor: Ricardo Grossi


Uma boa dose de bom senso em favor do trabalhador gaúcho!

O bom senso precisa falar mais alto, de tal maneira que ninguém saia ainda mais prejudicado nesta tragédia.

Autor: Sofia Martins Martorelli