Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Celular é um bom presente para crianças?

Celular é um bom presente para crianças?

10/12/2009 Reinaldo Domingos

Com a proximidade do natal, muitas crianças pedem de presente aparelhos celulares. Por esse motivo, muitos pais me questionam sobre a hora de dar essa ferramenta para os filhos e como combater o uso excessivo pelas crianças e jovens, evitando que o celular se torne uma fonte inesgotável de despesas para famílias.

Sempre alerto que já tive contato com casos de jovens que, sem controle, gastaram verdadeiras fortunas com ligações, envio de mensagem ou com aplicativos, como músicas e jogos. Outro problema é que esses aparelhos servem como uma distração, prejudicando o desempenho na escola e em outras atividades extracurriculares. Assim, a ação de comprar um aparelho para uma criança tem que ser muito bem refletida pelos adultos, começando por uma pergunta básica: Com que idade dar o primeiro celular? Como em quase tudo na vida, não existe uma data exata, isso dependerá da percepção dos pais. A aquisição de um celular dependerá muito da utilidade que terá e da necessidade que ele irá suprir. Esse aparelho é importante quando a criança começa a sair sozinha, pois é uma ferramenta de localização e comunicação em casos de problemas. Mas, é necessário muito cuidado para que ele não seja usado de forma abusiva e compulsivao.

Para que isso não ocorra, é preciso ter a sensibilidade de orientar e conversar para que se tenha consciência que celular é para uma necessidade de comunicação e deve ser utilizado com muita rapidez. Na hora de comprar, um ponto a ser analisado é se o aparelho será pré ou pós pago. No início, a melhor opção são os aparelhos pré pagos, pois, com ele é possível estabelecer o quanto a criança poderá utilizar mensalmente. Contudo, caso jovem extrapole o valor rapidamente, é importante uma conversa, mostrando que não poderá colocar mais crédito até o inicio do próximo mês. É importante frisar que os pais não devem ceder. Caso faça isso, criará a idéia de que sempre existe uma alternativa. Pode ter certeza, no futuro essa alternativa será o endividamento.

É interessante também incentivar os jovens a utilizarem benefícios que as operadoras dão aos usuários, como desconto para os números que ela mais liga. Isso mostrará que o jovem pode economizar em pequenas ações. A aquisição do aparelho deve ser uma ação em conjunto, para que o jovem aprenda com a negociação, para isso estabeleça um valor antes de sair para comprar. Não compre aparelho muito caro, por mais que a criança seja responsável, a chance de perder ou quebrar o aparelho é muito grande, sem contar que aparelho muito caro é chamariz para bandidos. Quanto aos aplicativos, também deve haver uma limitação mensal por parte dos pais. Tomando esses cuidados, pode acreditar, o celular será uma ótima alternativa de comunicação entre pais e filhos.

*Reinaldo Domingos é Educador e terapeuta financeiro. Também é autor do livro “Terapia Financeira -(Editora Gente) e presidente do DiSOP Instituto de Educação Financeira.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira