Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Consciência política

Consciência política

01/03/2010 Fernando Piffer

Mais um ano em que o foco estará voltado para a política, pois em 2010 teremos as eleições para escolher novo Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Distrital (Brasília). Para o Senado das 81 cadeiras, 54 estarão sendo disputadas. Cada Estado tem direito a dois senadores e a três vagas em 2010. Já na Câmara (Dep. Federal) as 513 vagas estarão em disputa e neste caso as vagas dependem do número de habitantes de cada Estado e também ocorre a disputa por todas as vagas na Assembléia Legislativa (Dep. Estadual), da mesma forma na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Neste aspecto é importante ressaltar a importância da consciência Política, pois, basta lembrar que foi o “Povo” o responsável pelo retorno das eleições diretas em nosso País, através do movimento “Diretas Já”, demonstrando que com consciência podemos mudar o trajeto político de nosso País.

Podemos dizer que consciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos interesses públicos com seu voto, daí a importância de saber como e em quem votar, saber usar o direito do voto, afinal, somos nós que decidimos o destinos dos candidatos. Precisamos nos conscientizar no ato da decisão de nosso voto porque o mandato para presidente da República é de quatro anos, o mesmo tempo vale para governador. Senador tem mandato de oito anos. Os deputados federais, estaduais e distrital têm mandato de quatro anos, com possibilidade de reeleições sucessivas e sem limites. Veja a importância de saber em quem votar, pois você poderá cobrar de seu político ações pertinentes ao seu cargo em favor da comunidade da qual foi eleito.

Deparamos-nos neste último ano com diversos acontecimentos que somente envergonharam nosso País, basta ver os últimos acontecimentos em Brasília, dinheiro na mala, meia, bolsa, etc. Devemos pensar muito em quem votar, analisar a vida de cada candidato, se já estava eleito, o que fez no cumprimento do mandato, senão, suas pretensões para o mandato que estará concorrendo. Precisamos de governantes que realmente trabalhem em prol da sociedade de um modo geral, legisladores que tenham em mente a elaboração de Leis pertinentes e não aberrações, Leis inócuas, desnecessárias.


Podemos e devemos fazer diferença nestas eleições, banindo do cenário político maus políticos, ou para aqueles que foram eleitos e nada fizeram que deixem o cargo para outro que tenha mais condição, não podemos nos apegar a apelos pessoais, ao mais bonito, ao cantor, ao jogador, religioso, devemos deixar de lado estas particularidades e pensar em eleger pessoas com militância definida, que esteja participando de movimentos comunitários, que saiba o que está fazendo, pois devemos lembrar que “eles”estarão fazendo Leis e nós estaremos obedecendo. Por isso é muito importante se conscientizar neste momento pré-eleitoral, pois passa muito rápido o tempo e quando nos depararmos já estaremos no meio das eleições.

* Fernando Piffer, advogado do escritório Fernando Quércia Advogados Associados.

Fonte: Floter&Schauff



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira