Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como conciliar negócios e família?

Como conciliar negócios e família?

03/08/2022 Henri Navesuh

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.

Apesar do crescimento do empreendedorismo feminino, ainda há desafios a serem superados para que as oportunidades para homens e mulheres sejam na mesma proporção. Embora representem 52% da população, as mulheres ocupam posição de destaque em apenas 13% das 500 maiores empresas brasileiras.

Essa aparente barreira, porém, não deve servir de desestímulo, muito pelo contrário, conforme avalia a co-fundadora Vivienne Ikeda de 38 anos, mãe de três filhos e casada com o CEO e gestor André Minucci, da empresa Minucci RP.

Na avaliação de Vivienne as mulheres de sucesso são as que entram no jogo de igual para igual e, muito importante, acreditando em seu potencial.

A empresária cita sua trajetória, “cresci numa família onde minha mãe cuidou de 4 crianças, sozinha. Administrava dois negócios paralelos, enquanto meu pai trabalhava no Japão, e sempre via ela forte e buscando aprender mais”, relata.

Um dos dilemas das empreendedoras é quando se deparam com um cenário quase unânime entre elas: como cuidar dos negócios e da família ao mesmo tempo? A proprietária parece ter a resposta correta ao discernir alguns fatores que deram certo para ela. “Primeiro ponto: analisar o que é mais importante para você e sua família, em outras palavras, ter muito dinheiro em menos tempo, ou  fazer as coisas mais ponderadas e manter o equilíbrio na família?”, frisa a empresária.

O segredo de Vivienne para vencer todas as metas e propostas foi colocar a família em primeiro lugar. “Temos três crianças pequenas que precisam e exigem muita atenção dos pais. Claro que por vezes, precisamos dedicar mais tempo ao trabalho, porém sempre analiso o que é o melhor para a família”, ressalta.

A co-fundadora da Minucci RP, como gestora de uma empresa que surgiu para transformar pessoas e negócios, está gabaritada para dar algumas dicas de como equacionar essa relação trabalho x família:

Estabeleça metas profissionais e financeiras;

Valorize momentos em família;

Utilize a tecnologia a seu favor;

Seja uma pessoa organizada.

O planejamento não deve ser pensado só no financeiro e na carreira, também carece na sua vida pessoal: A empreendedora relata que planejaram 10 anos para ter o primeiro filho. “Quando o Mateus nasceu, escolhi parar de trabalhar e cuidar dele, queria ser a melhor mãe. Tive o apoio do André e decidi me dedicar em tempo integral, foi a melhor coisa.

Quando fazemos as coisas pelo motivo certo, o caminho é mais leve e sempre compensador. Nunca me arrependi de ficar sem trabalhar e me sinto privilegiada por conseguir cuidar dos meus filhos”, ressalta.

Vivienne ficou um ano e meio sem atividade profissional e assim que o primeiro filho desaleitou decidiu abrir sua primeira empresa em três meses.

A mesma decisão foi repetida conscientemente com o seu segundo filho, Felipe. Na época, escolheu se dedicar a família e cursos profissionalizantes, adquirindo conhecimento pessoal e profissional. “Foi aí que me preparei para abrir a empresa Minucci, com a proposta de ter resultados na prática. O sucesso foi iminente desde que iniciamos, começamos bem estruturados e fomos aprendendo com os acertos e erros, replicando nosso sucesso em outras empresas”.

Vivienne Ikeda finaliza: “acredito que dividir a responsabilidade e afazeres com o pai é fundamental para que ambos possam trabalhar e os filhos ficarem bem”.

Para mais informações sobre negócios clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

 

Fonte: minuccirp



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira