Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

09/08/2022 Rogério Araújo

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.

Não precisar prestar contas ao chefe todos os dias, ter mais tempo para o lazer, poder realizar outras atividades com mais tempo livre, entre outros desejos, são fatores que pesam no momento de se tomar a decisão sobre entrar ou não no mundo do empreendedorismo.

O problema é que abrir uma empresa e fazê-la ter sucesso envolve muitas - mas muitas mesmo - variáveis controláveis e incontroláveis.

Isso faz com que apenas seis empresas, a cada dez abertas, continuem no mercado após cinco anos de atividade. É um risco bem alto.

Se eu fosse aconselhar alguém que tem, por exemplo, cem mil reais, e quer abrir uma empresa, eu diria que existem opções melhores a se analisar.

E investimentos em ações seria uma das melhores, sem dúvida. Mas desde que feita de forma diversificada e com acompanhamento de um consultor financeiro. Quando você compra ações, você também está se tornando dono de uma empresa.

Um dono com pouco poder de decisão, é claro, mas com o mais importante, o direito de receber parte dos lucros que a empresa tiver, em determinado período. Ou seja, você fica com a melhor parte da gestão, sem ter que se importar com o negócio no dia a dia.

Além de trabalhar com o próprio rendimento do ativo, quem possui ações também pode operar com ganhos em curto prazo, utilizando-se de operações chamadas de aluguel de ações ou empréstimo de ativos.

Nelas, uma pessoa aluga suas ações a outro investidor a uma taxa de aluguel pré-fixada. Essas ações continuam sendo de quem as alugou e os dividendos continuarão a ser depositados para ela normalmente.

Como exemplo, um investidor que está pagando para alugar algumas ações aposta em uma queda e vende essas ações ao preço do dia, recomprando-as por um preço menor, após a queda se concretizar, e ganhando a diferença entre os preços.

Ele ganha e quem alugou também ganha, nesse caso. E mesmo que ele perca, quem alugou permanece com as ações e ainda recebe a taxa acordada.

Com cem mil reais é possível montar uma carteira diversificada, sempre apostando na segurança das gigantes do mercado, nos setores de energia, mineração, bancário, entre outros.

É a forma mais rápida e que, ao longo do tempo, se mostrou mais segura para quem quer ter uma fonte de renda que não dependa diretamente de um emprego.

Pode até ser um caminho inicial para quem quer, no futuro, ter sua própria empresa, com maior garantia de que ela sobreviverá às estatísticas de fechamento.

* Rogério Araújo é especialista em mercado financeiro, líder educacional da corretora de investimentos Vítreo e fundador da Roar Educacional Consultoria.

Para mais informações sobre investimentos clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: ImPauta Comunicação



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso