Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Bonito por fora, feio por dentro

Bonito por fora, feio por dentro

28/10/2022 Lucas Portilho

Com o aumento dos procedimentos estéticos e harmonização facial, todos podemos ter um aspecto mais jovem e bonito, mas já pararam para pensar se por dentro a pele também está saudável?

Quando uma pessoa resolve se submeter a um procedimento estético como preenchimento para diminuir linhas de expressão, corrigir as bochechas caídas ou reduzir a contração de rugas usando toxina botulínica significa que algo dentro da pele dessas pessoas não está funcionando bem.

O mau funcionamento pode estar relacionado com redução de colágeno (fibras de sustentação da pele) de elastina (fibras que proporcionam elasticidade à pele) e falta de glicosaminoglicanas (substância que preenche a pele e mantém a pele mais hidratada, da qual a mais famosa é o ácido hialurônico).

Essa deficiência de colágeno, elastina e glicosaminoglicanas reduz conforme envelhecemos e piora ainda mais quando nos expomos excessivamente ao sol ou mantemos hábitos pouco saudáveis como má alimentação e tabagismo.

O resultado é uma pele doente por dentro, e que por fora começa a se tornar ressecada, com linhas de expressão, sem brilho e flácida.

Os procedimentos estéticos são sim recomendados nestes casos, mas nenhum deles consegue repor o colágeno perdido e nem mesmo o ácido hialurônico que injetamos vai fazer nossa pele produzir mais ácido hialurônico, ele vai apenas preencher o que está faltando.

Por isso nunca devemos esquecer de associar tratamentos tópicos e orais para aumento de colágeno, elastina e glicosaminoglicanas, que tem como objetivo tratar o que está dentro da pele, enquanto os procedimentos estéticos tratam o lado de fora.

Em primeiro lugar, nunca esquecer do protetor solar, pois a partir dessa simples aplicação já protegemos as fibras de sustentação contra os danos causados pelos raios ultravioleta emitidos pelo sol.

Utilizar produtos dermatológicos com vitamina C, retinol, niacinamida, ácido hialurôrico, fatores de crescimento, manteigas e óleos vegetais é fundamental para fazer com que as células da pele voltem a produzir colágeno, elastina e glicosaminoglicanas.

Existem também suplementos e antioxidantes orais que auxiliam e são importantes adjuvantes para nos deixar saudáveis por dentro.

Os peptídeos de colágeno hidrolisado são importantes para estimular o melhor funcionamento dos fibroblastos, células da derme que produzem colágeno, além de antioxidantes como extrato de cranberry e resveratrol que mantém nossa pele com menos radicais livres e menos inflamação.

Devemos sempre procurar profissionais capacitados e habilitados para escolher as dosagens e combinações que podem ser associadas aos tratamentos estática mais invasivos para assim termos uma pele bonita por fora e saudável por dentro.

* Lucas Portilho é Farmacêutico e Especialista em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para mais informações sobre procedimentos estéticos clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: MXP Comunicação



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves