Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sobre a necessidade de redução do desperdício nos processos industriais

Sobre a necessidade de redução do desperdício nos processos industriais

12/12/2022 Antonio Henrique Silva

Em diversos segmentos industriais para fabricação dos mais diversos produtos, os fluídos são transportados através de tubulações flangeadas ou não, que tem como elemento de vedação, juntas de vários materiais.

Nestas tubulações são aplicadas válvulas de bloqueio ou controle que utilizam juntas e gaxetas e, para transportar este fluído de um ponto determinado a outro, se faz necessário o uso de bombas centrífugas, bombas de deslocamento positivo etc., e muitas utilizam gaxetas entrelaçadas para o controle de vazamento, ou seja, pontos a serem observados ou monitorados para controle de emissões fugitivas e perda de fluídos de processo.

O vazamento zero em plantas industriais é uma realidade ainda distante, devido às propriedades dos processos de fabricação e os mais diversos equipamentos, porém, podem ser minimizados, visando a redução do desperdício.

Com novas tecnologias, materiais de vedação vem acompanhando as exigências de órgãos ambientais e do parque industrial, para controle dessas emissões e perda de fluídos de processo, que, além de representar um grave problema ambiental, gera perda significativa de matéria prima e receita.

Hoje, diversos órgãos ambientais, como o EPA (Environmental Protection Agency) nos Estados Unidos, e Conama, no Brasil, vêm exigindo maior controle em emissões fugitivas, reduzindo ano a ano a quantidade permitida de vazamento de determinados fluídos – detectados através de aparelhos de monitoramento cada vez mais precisos – podendo, eventualmente, gerar multas ou mesmo uma imagem negativa perante a sociedade de determinada empresa ou grupo.

Para este maior controle ser realizado, primeiramente, deve ser elaborado plano de ação e levantamento dos possíveis pontos de emissões fugitivas, além de um maior controle sobre vazamentos em fluidos de processo, através de bombas de recalque.

Como exemplo, em uma determinada usina de açúcar e álcool, após levantamento em 27 bombas de diversos fluídos de processo das mais de 300 instaladas, foi possível conferir um prejuízo de um milhão de reais ao ano.

Após implantação e alterações com novos materiais de vedação e orientação aos colaboradores com treinamentos específicos em técnicas de vedação, a redução de vazamento chegou a 90%.

A Fercom desenvolve trabalho específico voltado para este fim, com levantamento em campo dos pontos com fuga de fluídos de processo e adequação às normas ambientais de vazamentos em válvulas e tubulações.

Após levantamento, sugerimos alterações em equipamentos e especificação correta dos materiais de vedação, elaborando treinamento direcionado aos colaboradores e acompanhamento técnico especializado para atingir os objetivos e minimizar o desperdício nos processos industriais.

* Antonio Henrique Silva é CEO da Fercom e atua no mercado de vedação e isolação há mais de 40 anos.

Para mais informações sobre processos industriais clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Vervi Assessoria



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso