Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que esperar do mercado de inovação para PMEs em 2023

O que esperar do mercado de inovação para PMEs em 2023

21/12/2022 Denis Ferrari

Segundo relatório realizado pela Captera, diretório de softwares e braço da consultoria Gartner, grande parte das PMEs estão em estágio inicial e intermediário para a implementação de inovação em seus processos e possuem muita dificuldade em adotar novas tecnologias.

Mão de obra capacitada, burocracia interna e a transformação da cultura da empresa são alguns dos principais desafios enfrentados pelas empresas.

O maior problema quando o assunto é inovação, é que grande parte das companhias pensam que para uma transformação é necessária uma grande reestruturação, mas na verdade ela também está relacionada a processos simples, uma vez que quando colocadas em prática podem mudar o dia a dia no desenvolvimento de negócios menores.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, aponta que 41,9% dessas empresas passaram a adotar recursos inovadores, desde 2020.

Com a pandemia elas sentiram a necessidade de incluir a inovação em seus procedimentos para continuar com suas operações.

Por isso, o conceito de transformação digital e Cultura da Inovação vem sendo aplicada dentro das corporações, ajudando a promover a criatividade, desenvolver metodologias inovadoras, fomentar novos negócios, valorizar os colaboradores, melhorar os processos internos e motivar as equipes.

Tendências como modelos de pagamentos digitais, plataformas e marketplace para vendas online e softwares de otimização de processos serão indispensáveis para as pequenas e médias empresas que desejam garantir espaço no mercado no próximo ano. Assim, com a adoção dessas soluções, será possível concorrer, de forma acirrada, em qualquer segmento.

Isso porque se elas não utilizarem aplicativos, e-commerce, redes sociais para divulgar os seus serviços e promovê-los de forma orgânica e espontânea, perderão espaço em seu nicho de atuação.

É importante também usufruir de softwares de gestão nas áreas administrativas e financeiras para diminuir o tempo gasto com processos morosos e os custos de certas operações.

Mas, além desses pontos acima, é fundamental que as PME´s contem com o auxílio de aceleradoras, incubadoras, e-habitats, pois elas conseguem direcionar os empreendedores para o melhor caminho, dar conselhos, identificar possíveis gargalos e apresentar ferramentas capazes de resolver problemas específicos, investir aportes financeiros, compartilhar experiências e vivências que servem como exemplo e incentivo para inovar e criar soluções diferenciadas.

Mas, para alcançar o sucesso também é importante entender quais os nichos de atuação que mais se destacaram no próximo ano.

Em 2023, as cinco tendências são o aprimoramento dos serviços bancários, as chamadas fintechs, o aumento do uso da inteligência artificial, vendas por meio das redes sociais, delivery e empresas verdes.

Com isso, concluo que a inovação é um passo necessário para a expansão de pequenos negócios. Promovendo um ambiente inovador, os colaboradores estarão ainda mais dispostos a auxiliar no seu crescimento, com atitudes e ideias disruptivas para se destacar e ganhar vantagem competitiva.

* Denis Ferrari é CEO da Azys, primeira aceleradora de inovação independente do Brasil.

Para mais informações sobre inovação clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Piar Comunicação



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso