Portal O Debate
Grupo WhatsApp

No vagar das horas…

No vagar das horas…

16/01/2023 Antônio Marcos Ferreira

Certo dia, no vagar das horas, pus-me também a vagar...

Varei os limites do tempo, tomei as asas da gaivota na ânsia do espaço. Amei cada gota de orvalho com amor infinito. Penetrei em cada ser e comunguei com eles o Amor. Na primeira andança encontrei o poeta.

- Olá, amigo, tu que abraças o mundo na beleza do teu verso, diz-me: 
- Que farias se dos teus campos interiores brotassem quinze poemas?
- Eu os declamaria com toda a força de minh'alma. E os versos sairiam como fragmentos a inundar o mundo.

E ao jardineiro que logo encontrei, fui indagar:

- E tu, cujos pés desnudos amam a terra como teu coração à flor, que farias tu, se na manhã de primavera quinze novos botões se abrissem?
- Ah! Mais se alegraria o meu coração. Ele estaria em cada botão, e meus pés saudariam a terra em cada desabrochar. E a sua beleza seria a expressão do meu gesto.

Ao jovem que estudava as estrelas:

- Oh jovem, tu que tens tão perto a beleza incontável das estrelas, que seria de ti se no meio da noite descobrisses mil novas estrelas a piscar?
- Ah! A minha alegria cortaria o espaço e contaria a cada estrela irmã. E com mais amor eu olharia as noites.

E no vagar de outras horas, encontrei o músico, que verificava novos acordes para sua melodia. 

- E tu, que sempre nos encanta com as melodias, o que farias, se entre um tempo e outro, novos acordes brotassem em meio às suas canções? 
-A h! Eu certamente os ouviria como mais uma mensagem divina, pois o que é a música, senão caricia e recado de Deus cifrados nos belos acordes da Vida? 

Enfim, ao ancião que descançava ao pé da árvore, perguntei:

- E vós, que tendes na face a mansidão das brisas e na cabeça a brancura das espumas; vós, cujas palavras carregam a sabedoria dos anos, nos quais gastastes a energia nos passos da jornada; vós, cujo olhar varre além dos horizontes e cujo corpo se desintegra e se mistura ao Universo, dizei-me:
- Que faríeis se de repente a juventude vos sorrisse em mil sonhos dos tempos de quinze anos?
- Ah! Eu faria da vida uma canção. Pois o que é o dia, senão uma nota singular na canção eterna? E comungaria com todos esta canção... Cada gesto seria como o botão que nasce do coração da terra. Pois o que é a vida senão um eterno renascer?

Seria como a estrela, ainda que distante, incansável no trabalho de iluminar a noite. Pois não será a vida um constante olhar na busca do infinito?

O ancião fechou os olhos, como a sonhar com a sua juventude, enquanto no seu pensamento desejava que alguém estivesse a viver este sonho.

E, ardentemente, amigo(a), eu desejei que fosse você!

* Antônio Marcos Ferreira

Para mais informações sobre vida clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil