Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Atendimento ao cliente: 7 tendências para empresas incorporarem em 2023

Atendimento ao cliente: 7 tendências para empresas incorporarem em 2023

31/01/2023 Carlos Casciano

Todo início de ano traz consigo tendências e perspectivas para um determinado setor.

No caso do atendimento ao cliente, à medida que as expectativas e as tendências evoluem, o desafio da vez é acompanhar essas mudanças e se adaptar, fortalecendo sua marca. Sem esse esforço, a empresa corre o risco de vê-lo migrando para a concorrência.

Para ajudar empresas a fornecer uma experiência única ao cliente, listamos as principais tendências de atendimento do mercado em 2023. 

Suporte omnichannel

Atualmente, as empresas têm o desafio de adaptar toda jornada de compra, mantendo um padrão único e de qualidade em todas as etapas.

Sendo assim, a estratégia básica é oferecer um suporte multicanal, assegurando que o seu cliente tenha experiência integrada e padronizada independente do canal escolhido, onde quer que ele esteja.

Com isso, o cliente pode usar diferentes meios de contato ao se comunicar com a empresa, como e-mail, redes sociais, WhatsApp, chat, entre outros, mas sem rupturas ou mudanças drásticas entre as interações.

Manter toda a comunicação acessível garante que o atendimento conheça os detalhes de outros chamados que o cliente abriu e esteja ciente do problema para buscar soluções de uma forma mais rápida e eficaz.

Automação do fluxo de trabalho e comunicação mais eficiente

As ferramentas automatizadas, como e-mails de resposta automática e chatbots, que são alimentadas por aprendizado de máquina (machine learning) e inteligência artificial, são excelentes para melhorar a velocidade e a eficácia da sua equipe de atendimento ao cliente, seja no caso de oferecer um suporte mesmo fora do horário comercial ou por mostrar que a empresa está empenhada em solucionar a questão do cliente.

Mais do que isso, a automação contribui ainda para ajudar o atendimento ao cliente com a coleta de dados do cliente, segmentar e priorizar os tickets com base em critérios preestabelecidos, além de distribuir automaticamente os chamados para os responsáveis, evitando que o consumidor fique aguardando a triagem manual.

Com tantas funcionalidades, a automação tem potencial de simplificar e melhorar todo o fluxo de trabalho de atendimento ao cliente.

Evolução do autoatendimento

Poucas coisas são piores do que esperar uma resposta. Portanto, não há mais espaço para que as empresas deixem os clientes esperando um retorno.

Segundo dados de pesquisa da Statista, 88% dos clientes dos Estados Unidos esperam que as organizações ofereçam um portal de suporte de autoatendimento.

Esse tipo de atendimento inclui elementos como uma página de perguntas frequentes (FAQ), chatbots ou uma base de conhecimento abrangente, que além de atender às expectativas dos clientes, fornecem ferramentas de autoatendimento robustas, capazes, inclusive, de reduzir a carga de trabalho da sua equipe.

Com isso, é possível se concentrar em tickets mais complexos, que costumam demandar mais atenção e expertise.

Experiência personalizada

Por mais que o atendimento automatizado seja importante, os clientes ainda esperam que a comunicação com as marcas seja humana e pessoal.

Nesse cenário, conhecendo as tendências e o comportamento do público, é essencial investir em personalização no atendimento para atrair, conquistar e fidelizar os clientes.

A personalização pode ser gerada por meio de ações simples, como usar os nomes dos clientes em mensagens ou sugerir produtos com base no histórico de compras.

Vale dizer ainda que a tecnologia é uma aliada nesse processo, tendo em vista que ferramentas como Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning são capazes de viabilizar uma experiência ainda mais diferenciada para os usuários.

Tempo de resposta mais curto

Responder às perguntas de forma proativa, levando um serviço rápido e de valor, sem sacrificar a qualidade, é uma ótima maneira de mostrar como sua marca se preocupa em oferecer a melhor experiência.

O objetivo deve ser oferecer a agilidade que o cliente espera, sem perder a personalização e a humanização de vista. Afinal, é preciso ter em mente que algumas questões realmente demandam mais tempo para serem ajustadas.

Centralização das demandas de atendimento

A possibilidade de gerenciar o atendimento ao cliente em um único local é um dos maiores benefícios do uso de um software de atendimento ao cliente que integre diferentes canais. 

Sem essa centralização, organizar e responder a tickets de atendimento ao cliente torna o processo confuso e demorado, sendo necessário acessar diferentes canais para resgatar e administrar informações.

Esse cenário pode abrir brechas para erros em um momento em que sua equipe precisa disponibilizar um serviço mais rápido e consistente.

Mobile-first: foco na experiência móvel

Atualmente, 82% dos consumidores recorrem a seus dispositivos móveis para decidir ou realizar uma compra.

Com a jornada do cliente sendo concluída cada vez mais na palma da mão, o desafio da vez para as empresas é adotar uma abordagem assertiva no mobile-first.

Isso envolve adaptar e assegurar que exista o suporte para a jornada de compra e o atendimento ao cliente, além de garantir que todas as etapas percorridas por ele estejam não só acessíveis, mas plenamente desenvolvidas também nos dispositivos móveis.

* Carlos Casciano é COO da Movidesk.

Para mais informações sobre atendimento ao cliente clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Motim



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito