Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O poder do pensamento

O poder do pensamento

10/03/2023 Humberto Pinho da Silva

Vou vos contar uma pequena história para desopilar a mente, ocorrida no Médio-Oriente, entre beduínos, que cruzavam largo e árido deserto.

Este caso explica perfeitamente, o curioso fenómeno psicológico, que nos ilude – pensamos erradamente, que estamos naufragados em complicado labirinto ou cativos em fortes grilhetas, que, na realidade, nunca existiram:

Atravessava imponente caravana de beduínos, extenso deserto, levando numerosa cáfila, carregada de tendas e mercadorias.

Pelo declinar do sol abrasador, abrigaram-se num aprazível oásis. Os criados apressaram-se a prender os quadrúpedes, mas verificaram que perderam uma estaca. Eram trinta camelos e só havia vinte e nove varas.

Pensaram prender dois animais na mesma estaca, mas recearam que brigassem. Não sabendo como resolver o problema dirigiram-se ao senhor da caravana, para pedir-lhe conselho.

Após aturada ponderação, recomendou-lhes:

- Espetem as 19 estacas, e prendam os camelos. O que sobrou, levem-no, mansamente, e executem os mesmos gestos, como se o tivessem, realmente, a prendê-lo.

Assim fizeram. O camelo a tudo assistiu, pacientemente. De seguida deitou-se, permanecendo quieto e tranquilo. Ao romper da alva, levantaram o acampamento. Desmontaram as tendas e foram libertar os animais.

Ao chegarem junto do camelo, que permaneceu solto, verificaram atónitos, que continuava sossegado, aguardando a hora de o soltarem.

Pontapearam-no brandamente, para que se erguesse, mas o animal não obedecia. Foram contar ao amo o sucedido, estupefacto pelo que viram.

Este apenas lhes disse:

- Ide! Façam todos os gestos como tivesse sido aferrado, e verão que prontamente obedecerá às vossas ordens.

Assim fizeram. O animal levantou-se, aguardando calmamente que o carregassem.

Esta inocente historieta é uma, entre outras, que o conhecido psiquiatra e psicólogo Platanov, narra no interessante livro: "Psicologia Recreativa", e recorda que "existem" amarras que não passam de ilusões, que nos dominam, criadas pelo nosso cérebro.

* Humberto Pinho da Silva

Para mais informações sobre psicologia clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso