Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Segurança total de vacinas começa nos projetos customizados para laboratórios

Segurança total de vacinas começa nos projetos customizados para laboratórios

07/03/2023 Hans Paul Mösl

O governo federal acaba de lançar uma nova campanha em prol da cobertura vacinal da população brasileira.

Essa é uma área em que já fomos referência internacional, mas, infelizmente, temos visto os índices de vacinação caírem devido a fatores como desinformação e descaso.

A proposta é ampliar o percentual de brasileiros imunizados em todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive contra a covid-19, mas também com outros imunizantes do calendário nacional de vacinação, em todas as suas doses.

Como brasileiro, fico muito satisfeito com a retomada da ênfase na importância da vacinação. E como industrial, me alegro com o aumento da qualidade dos nossos imunizantes.

Hoje o que vemos é a modernização do conceito de imunização. Se antes os fabricantes mantinham grandes estruturas voltadas para criar uma única vacina, hoje os novos centros que estão sendo inaugurados trazem muito mais tecnologia, capazes inclusive de fabricar múltiplos imunizantes: contra a covid, gripe, tetravalente, entre outras. São estruturas multipropósito.

Isso é possível graças a soluções customizadas que nós, agentes fornecedores desse mercado, lutamos muito para introduzir no Brasil. A nacionalização de tecnologias internacionais garante o avanço nessa área no mesmo compasso que países ricos.

No caso de um novo equipamento, como válvulas que são adaptadas da realidade europeia para o Brasil, é preciso correr testes, provar que ela pode operar da mesma forma durante três ciclos, e ainda comprovar por documentação que ela opera de acordo com critérios normativos da indústria farmacêutica – dessa forma, tudo passa por diversos testes antes do funcionamento pleno. Se o caso é de uma nova vacina, ela também passará por três lotes piloto.

Toda essa funcionalidade precisa ser comprovada para só então o novo produto ser liberado no mercado – por se tratar de um processo estéril, ele precisa performar sem contaminação.

Outra novidade técnica do setor farmacêutico hoje, voltada para produtos de alto valor agregado, como remédios contra o câncer, é o conceito “single use”.

Trata-se de equipamentos como válvulas assépticas que são usadas uma única vez. Se o fato de serem descartadas após o uso traz um estranhamento inicial, por outro lado é possível economizar nos processos de limpeza de todo o sistema.

Uma batelada de produção pode seguir a outra, sem a interrupção oriunda de longos processos de limpeza e esterilização. Afinal, nenhum microrganismo pode permanecer nos tubos e válvulas. É uma garantia de segurança total.

Além da tecnologia por trás dos equipamentos de fabricação, bem como no IFA usado como matéria-prima, que o Brasil também já tem condições de produzir com autonomia, e outra garantia de segurança desse setor é o processo de validação altamente exigente, que conta até mesmo com softwares próprios dos laboratórios farmacêuticos para total controle.

São anos e anos trabalhando do lado de cá da indústria para garantir tudo isso! E não se esqueça de vacinar sua família.

* Hans Paul Mösl é administrador de empresas e gerente geral de vendas da área PFB (farmacêutica, alimentícia e de biotecnologia) da GEMÜ Válvulas, Sistemas de Medição e Controle.

Para mais informações sobre vacinas clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Smartcom Inteligência em Comunicação



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira