Portal O Debate
Grupo WhatsApp

ChatGPT, uma alternativa para automatizar processos em benefício aos clientes

ChatGPT, uma alternativa para automatizar processos em benefício aos clientes

16/03/2023 Fabiano Falvo

O ChatGPT, lançado como um protótipo de Inteligência Artificial aberto ao público, segue impressionando muita gente.

ChatGPT, uma alternativa para automatizar processos em benefício aos clientes

Esse modelo de Inteligência Artificial Conversacional, criado pela OpenAI, permanece como o tema quente do momento devido à complexidade das respostas que produz, pela forma conversacional de organização do texto que entrega e por sua praticidade - a ponto de impactar a rotina das empresas, a forma como as pessoas  trabalham, como os estudantes aprendem e todos nós, no nosso dia a dia, pesquisamos. Sem dúvidas, algo que encanta e, ao mesmo tempo, surpreende, porque estamos falando de uma possibilidade de interação e de produção de conteúdo que soa realisticamente humana. Eu entendo o “pé atrás” por parte de algumas pessoas, porque tudo o que é desconhecido causa estranheza, por isso, sempre recomendo conhecer, explorar e fazer do ChatGPT um aliado. Pois isso é o que está transformando o nosso presente e antecipando o que muitos acreditavam ser o futuro - um mundo cada vez mais automatizado.

Não estou exagerando. Há poucos anos, os gadgets conectados à Internet eram coisas inimagináveis, e, hoje, não vivemos sem. Então, partindo do princípio, o ChatGPT nada mais é do que a junção dos chatbots ao GPT3.5, sendo que essas duas tecnologias são o resultado de melhorias significativas e aprimoradas ao longo dos últimos cinco anos. Indo um pouquinho além, nessa combinação os chatbots entram com uma interação, digamos, conversacional (e, aparentemente, inteligente), enquanto o GPT3.5 produz resultados que entendem a pergunta, o conteúdo e o contexto. Bem simples, não?

Para quem trabalha com inovação e com soluções de automatização de processos, como é o meu caso, o ChatGPT é um “prato cheio”. Porque ele nos permite turbinar nossas aplicações, com a possibilidade de fornecer uma interação com os Clientes baseada em uma curadoria das fontes de informação. Integrar o ChatGPT às soluções de comunicação e de atendimento ao Cliente é, sem dúvidas, uma alternativa segura para atender ao consumidor que deseja atendimento personalizado e sem tempo de espera. E, com a ferramenta, podemos coletar e analisar informações de conversas, gerando históricos e insights valiosos. Com a recente possibilidade de integrar o ChatGPT a diferentes aplicativos em breve (já que o API do chatbot foi disponibilizado pela OpenAI para desenvolvedores na semana passada), poderemos integrar as funções de bate-papo e respostas em texto do ChatGPT em diversas plataformas, de diferentes jeitos - atualmente, alguns aplicativos já usam o recurso de modo experimental, como é o caso do Snapchat.

Antes, a tecnologia era muito aplicada em processamento, ou seja, para ganho de performance em cálculos, dados e produtividade colaborativa, automações... Nós, humanos, éramos os criativos, os que programavam, e cabia à tecnologia executar o que era esperado. Agora, ela também tem o dom criativo, nos devolvendo o que não foi programado, mas, ensinado. O fato é que não só o ChatGPT, mas todas as inteligências artificiais ainda irão evoluir muito, e esse desenvolvimento acontecerá por meio da interação com os humanos. Vislumbrando um prognóstico positivo, estamos diante de um cenário que se desenha em parceria pelos humanos e as inteligências artificiais, no qual o pensamento original ainda será humano, mas que, aos poucos, há de se tornar mais elaborado e complexo à medida que for apoiado pela IA. Esse será o futuro da automação, em seus mais variados contextos, inclusive no atendimento a Clientes, que são cada vez mais digitais. Eu acredito no potencial do ChatGPT para nos guiar em direção a um universo de oportunidades.

* Fabiano Falvo, vice-presidente digital hypeone.

Para mais informações sobre ChatGPT clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Lançamento da DVS Editora oferece guia prático para empresários que desejam aprimorar suas potencialidades a partir dos benefícios da Inteligência Artificial.

Autor: Divulgação

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Como a IA Generativa pode contribuir com o mercado financeiro?

Nos últimos anos, testemunhamos avanços significativos na aplicação de algoritmos de IA para análise de dados, previsão de tendências e automação de processos.

Autor: Ary Vilhena

Como a IA Generativa pode contribuir com o mercado financeiro?

Como competição e inovação podem andar juntas com a inevitável regulação da IA

A Inteligência Artificial (IA) se torna cada vez mais presente em nossas vidas a cada dia que passa.

Autor: Alessandro Buonopane

Como competição e inovação podem andar juntas com a inevitável regulação da IA

Logística e Inteligência Artificial: 5 maneiras para mudar o setor

A jornada de uma encomenda do centro de distribuição até a casa dos consumidores é mais longa do que apenas o trajeto em rua.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Logística e Inteligência Artificial: 5 maneiras para mudar o setor

IA quer resolver os seus problemas e “prever” o que você deseja

Imagine-se buscando em uma loja virtual uma roupa nova para um jantar.

Autor: Jonatas Leandro

IA quer resolver os seus problemas e “prever” o que você deseja

Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

Ser ágil, inovador e com foco no cliente é o que diferencia os líderes dos demais no mundo corporativo atual.

Autor: Viviani Barcellos

Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

A IA e os perigos da robotização

É importante fugir da robotização, pois ela reduz a amplitude do ser humano.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

A IA e os perigos da robotização

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

A evolução tecnológica tem desempenhado um papel fundamental em diversos setores, e a área da saúde não é exceção.

Autor: Marco Aulicino

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

As mudanças climáticas têm sido um desafio para especialistas que buscam fórmulas de mitigação desta emergência global.

Autor: Marcos Pinotti

O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

Cada vez mais a Inteligência Artificial se torna uma ferramenta essencial para profissionais de Social Media.

Autor: Vinícus Taddone

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

Em 2024, a ênfase na implementação de várias camadas de proteção, como antivírus corporativos, firewalls e backups em nuvem.

Autor: Osmir Mormito

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024