Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mulheres ocupam 35% dos cargos de liderança nas empresas

Mulheres ocupam 35% dos cargos de liderança nas empresas

04/04/2023 Irene Silva

Você sabia que atualmente 35% dos cargos de CEO nas empresas no Brasil são ocupados por mulheres?

Mulheres ocupam 35% dos cargos de liderança nas empresas

Entre os principais cargos de liderança, incluindo funções de diretora executiva e diretora administrativa, a proporção é de 32%. Um crescimento importante para os dias atuais, ainda mais porque essa porcentagem era de 31% em 2021. Os dados são da pesquisa Women in Business, da Grant Thornton, realizada com mais de 250 empresas. De acordo com o estudo, a proporção de mulheres líderes cresceu 11% nos últimos 10 anos.

Apesar dos números serem positivos, as mulheres ainda são minoria em muitos campos como, por exemplo, na área de Tecnologia da Informação. Um estudo da Revelo destaca que mais de 87,7% dos desenvolvedores dessa área são homens. As mulheres representam apenas 12,7%. 

Busca por equidade de gênero nos cargos de liderança

Atualmente existem empresas preocupadas em aumentar a diversidade nos cargos de liderança, apostando na contratação de mulheres. Uma pesquisa da edtech Gama Academy apontou que a contratação de mulheres é atualmente o maior desafio para as empresas do setor de TI. Entre os motivos pela resistência da contratação estão a falta de qualificação, ausência de habilidades técnicas, entre outros.

A igualdade de gênero no mercado de trabalho é uma luta antiga das mulheres e no setor de tecnologia é ainda maior, já que historicamente é uma área considerada masculina. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em cinco anos a participação das mulheres na área tecnológica cresceu 60% somente no Brasil. 

Exemplos de lideranças na área de TI em Santa Catarina 

Mesmo com tantos percalços no caminho, ainda existem exemplos de liderança feminina na área. A Ellevo é comandada por uma mulher há seis anos. Em 2017 assumi esse desafio com o intuito de estruturar as áreas administrativa, financeira e RH da empresa. A paixão pela área de desenvolvimento de software, gestão e corporativo já faz parte da minha vida. 

Anteriormente, liderei por dez anos a gestão administrativa na empresa e com isso conheci todas as áreas e desafios da Ellevo. Com isso, veio o desafio de desenvolver e levar ao mercado o que hoje pode ser considerada a melhor solução de Gestão de Atendimento, Processos e Serviços, a nossa plataforma Ellevo Next

Sempre tive três objetivos principais na Ellevo: desenvolver uma atualização da interface do sistema anterior, projeto que acabou dando origem ao novo Ellevo Next; aumentar a rentabilidade do negócio e visão de mercado; e profissionalizar a empresa, que antes era familiar.

Incentivos às mulheres 

Aos poucos percebi que toda minha trajetória profissional poderia servir de exemplo e inspiração às jovens mulheres. Confesso que nunca tive como pretensão inspirar alguém, mas depois que minha filha nasceu vi a importância de traçar caminhos e servir de exemplo com uma história profissional forte. Hoje, estou muito feliz em poder inspirar mulheres a entrar na área de TI. 

Na Ellevo estamos sempre buscando contratação feminina e de alguma forma, facilitando o acesso delas na tecnologia da informação. É importante sempre lembrar que as mulheres podem ser o que quiserem, indiferente da idade ou área profissional. 

* Irene Silva, CEO da Ellevo, empresa desenvolvedora de softwares.

Para mais informações sobre liderança clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Presse Comunicação



Stalking: especialistas analisam as consequências jurídicas do crime no Brasil

Com abordagem multidisciplinar, juristas estudam o fenômeno sob recortes históricos e contextos culturais, da perseguição de celebridades à vulnerabilidade da mulher.

Autor: Divulgação


Mercado de carros elétricos avança, mas com público masculino

No Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, especialista pontua o que é favorável e o que pode ser melhorado sobre eletrificação.

Autor: Divulgação

Mercado de carros elétricos avança, mas com público masculino

Liderança feminina na saúde e na ciência é impacto para novas gerações

Elas ocupam cargos de liderança, desafiam estereótipos e inspiram transformações profundas.

Autor: Camila Hartmann

Liderança feminina na saúde e na ciência é impacto para novas gerações

A vida vivida (de verdade) é fora do story

Pedagoga reúne vivências em sala de aula para compor romance juvenil sobre uso excessivo de redes sociais, valorização da aparência e equilíbrio entre saúde física e mental.

Autor: Divulgação


Como doar leite materno?

Médico explica a importância do aleitamento materno e o passo a passo para fazer a coleta e armazenamento corretos.

Autor: Divulgação

Como doar leite materno?

Toda mãe merece (e precisa) conciliar maternidade com bem-estar

A dedicação aos filhos é importante, mas ela precisa ser acompanhada de hábitos que auxiliem uma mãe a permanecer emocionalmente saudável.

Autor: Celso di Lascio

Toda mãe merece (e precisa) conciliar maternidade com bem-estar

Livro aborda os desafios para as mulheres na área de tecnologia

A promoção da diversidade e da inclusão ainda é um grande desafio na área de tecnologia.

Autor: Divulgação

Livro aborda os desafios para as mulheres na área de tecnologia

MRV promove qualificação para mulheres atuarem na construção civil

A iniciativa faz parte do projeto ‘Elas Transformam a Construção’ e conta com o apoio do Alicerce Educação e do Instituto da Quebrada.

Autor: Divulgação


O dom da maternidade

Maternidade é uma palavra doce que exala o perfume do amor, mas que também traz impregnado nessa doce missão outros atributos como entrega, doação e santidade.

Autor: Rogéria Moreira

O dom da maternidade

Fabet abre inscrições para curso de formação de motoristas mulheres no transporte de cargas

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para a próxima turma de Formação de Mulheres para o Transporte de Cargas.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Fabet abre inscrições para curso de formação de motoristas mulheres no transporte de cargas

Só podia ser mulher…

Levanta a mão a mulher que nunca ouviu essa frase. Bem, não aconselho esperar muito para ver essa tal mão surgir estendida, muito menos se você estiver de pé.

Autor: Jéssica Chagas Lydes

Só podia ser mulher…

Seja mais otimista

Você sabia que ser otimista pode influenciar positivamente no seu desempenho? Algumas pesquisas já comprovaram isso.

Autor: Juliana Brito

Seja mais otimista