Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O legado do South Summit 2023 para o setor de eventos

O legado do South Summit 2023 para o setor de eventos

12/04/2023 Camila Florentino

Quando se trabalha no setor de eventos, o céu é o limite para a criatividade.

Na semana passada, tive a oportunidade de ir até Porto Alegre (RS) para conferir de perto a edição do South Summit Brazil 2023, um dos maiores eventos de networking do ecossistema de startups e inovação, onde também participei de um painel sobre a importância da conexão dos eventos com as comunidades locais.

O evento, literalmente, era um mundo de possibilidades e ativações. Para se ter uma ideia da imensidão, segundo o Governo do Rio Grande do Sul, foram mais de 900 speakers, 150 patrocinadores, mais de 3 mil startups, 7 mil empresas e mais de 100 fundos de investimento, nacionais e internacionais. Olha que potência!

O desafio maior era aproveitar ao máximo os conteúdos de alta qualidade que foram apresentados - embora a vontade fosse acompanhar tudo - e ainda, fazer um bom networking.

Foram três dias de debates e painéis com gente do mundo todo que trouxeram temas sobre empreendedorismo, novas tecnologias e suas aplicações, economia criativa, negócios sustentáveis, entre outros.

Quando se trabalha no setor de eventos, o céu é o limite para a criatividade. É preciso pensar em como proporcionar experiências imersivas que sejam únicas para os participantes.

Mesmo com os avanços tecnológicos que nos últimos anos foram impulsionados pela pandemia, as pessoas gostam de se conectar para trocar experiências, seja para impulsionar as suas carreiras ou negócios.

O que mais me marcou, além da oportunidade de ser speaker no painel Events that Connect & Boost Local Ecosystems, que aconteceu no palco The Next Big Thing (que contava com uma cenografia linda feita com materiais recicláveis), acredito que o legado do South Summit Brazil 2023 seja a diversidade de possibilidades dentro de um só evento, fazendo com que todos que estivessem ali pudessem ter ao máximo da experiência para construir suas redes de relacionamento com outras pessoas, fazer parcerias, fechar contratos, aprender, ensinar e o mais bacana, entender que a pluralidade é extremamente importância nessas ocasiões e na minha opinião, é o que faz o evento ser um sucesso ou um fracasso.

Para se ter uma ideia, o Banco BV, por exemplo, realizou uma ativação onde todos os dias, por uma hora, fez um passeio de barco com pessoas do ecossistema de startups, o que possibilitou uma conexão e troca ainda maiores entre os empreendedores.

Foi algo incrível que, sem dúvidas, além de ter ficado em minha memória, me deixou como lição de casa pensar em quantas formas diferentes é possível inovar na realização de eventos corporativos.

Por fim, para esse ano as ideias são muitas. E para nós, agentes do segmento de eventos, foi extremamente importante poder vivenciar essa experiência e trazer na bagagem inúmeros aprendizados que poderemos aperfeiçoar e implementar em nosso negócio. Que venha a edição de 2024

* Camila Florentino é CEO da Celebrar, plataforma que conecta grandes companhias e multinacionais a micro e pequenas empresas fornecedoras de serviços para eventos.

Para mais informações sobre setor de eventos clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Piar Comunicação



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira