Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Liderança inclusiva

Liderança inclusiva

05/05/2023 André Naves

A atividade empresarial, assim como a vida cotidiana de todos nós, exige, para a obtenção de prosperidade e desenvolvimento, um rito de liderança claro e eficiente, baseado na tomada de decisões adaptáveis a novos desafios, até mesmo para superá-los, transformando eventuais crises em oportunidades.

Dessa maneira, a liderança empresarial está intimamente ligada à gestão de crises e oportunidades, constituindo-se como verdadeiro motor da atividade econômica e do próprio negócio.

Nesse sentido, o método usado na escolha das decisões a serem tomadas é determinante, tanto para o sucesso como para a ruína empresarial.

Em outras palavras, um método decisório eficiente e enxuto, que seja sensível às inovações técnicas e de mercado, é fundamental para o bom desempenho econômico.

Ou seja, as decisões devem ser marcadas pela tônica da agilidade e adaptabilidade, ainda mais em um cenário de crescente inovação tecnológica.

Mas para que essa tomada de decisões, ágil, adaptável e eficiente, seja concretizada com sucesso, faz-se necessária uma minuciosa, e veloz, análise dos desafios presentes e futuros, por diversos pontos de vista - diferentes, porém complementares.

São essas diversas perspectivas acerca de uma mesma problemática que formam, em seu conjunto, a chamada liderança inclusiva, formada por uma equipe de pessoas plurais e diversas, cada uma com diferentes opiniões que, se levadas igualmente em consideração, podem, coletivamente, construir a chave para a superação de obstáculos.

As equipes de liderança, responsáveis por escolhas e decisões, precisam, não apenas, ser diversas, isso é, ser compostas de pessoas plurais. É necessário que também sejam inclusivas!

Por mais diversas que sejam, precisam ter igual protagonismo nas decisões e nos debates. É sempre bom lembrar que é do diálogo franco e acolhedor, ainda que conflituoso, que a criatividade é estimulada.

Para que soluções inovadoras surjam, pessoas diferentes devem contar com o mesmo espaço de protagonismo na construção coletiva de melhores alternativas para os negócios.

É esse o motivo pelo qual podemos assegurar que a Liderança Inclusiva é ótima para os negócios: com igual protagonismo de individualidades plurais e emancipadas, as melhores soluções para os presentes e futuros desafios são construídas a partir de uma lucrativa construção coletiva!

* André Naves é Defensor Público Federal, especialista em Direitos Humanos e Inclusão Social; Mestre em Economia Política.

Para mais informações sobre liderança inclusiva clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira