Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que as empresas devem investir em soluções de automação industrial?

Por que as empresas devem investir em soluções de automação industrial?

16/05/2023 Hélio Sugimura

A automação industrial pode ser definida como o uso de tecnologias de controle para leitura de sinais de dispositivos.

Por que as empresas devem investir em soluções de automação industrial?

A automação industrial é um campo tecnológico complexo, em constante evolução, e está presente em praticamente todos os campos e setores da economia. Esses sistemas permitem que manufatura, engenharia, logística, geração de energia e outros processos que estão no centro da cadeia produtiva funcionem com crescente eficiência e produtividade.

A automação industrial hoje passa por um novo grande boom de desenvolvimento, alimentado por tecnologias inovadoras, como Inteligência Artificial (IA), gêmeo digital ou digital twin, computação em nuvem, Big Data, Internet das Coisas (IoT), entre outras.

E a competição cada vez maior em todos os setores industriais obriga as empresas a desenvolverem produtos ou serviços de alta qualidade, com prazos de entrega aceitáveis e a um preço competitivo.

Para enfrentar esse desafio, indústrias estão considerando vários projetos para novos produtos e técnicas de manufatura integradas, em paralelo com o aumento do uso de dispositivos automatizados.

Uma das principais estratégias para vencer esse desafio é a adoção da automação industrial. Essas soluções possibilitam o aumento da qualidade, confiabilidade, melhor OEE da linha de produção, ao mesmo tempo, em que reduzem os custos de produção e design, com novas tecnologias e serviços, inovadores e integrados.

Maior desempenho

A automação industrial pode ser definida como o uso de tecnologias de controle para leitura de sinais de dispositivos, processamento dos sinais e acionamento de dispositivos de controle que resultam na operação e controle automáticos de processos industriais sem intervenção humana significativa, alcançando desempenho superior ao controle manual.

Ao contrário do senso comum, automação industrial não é sinônimo de uso de robôs na linha de produção, mas sim utilizar a tecnologia apropriada, disponível e com retorno sobre investimento aceitável para melhoria dos processos produtivos.

Maior controle

A adoção de sistemas de automação melhora a taxa de produção por meio de um melhor controle, reduzindo drasticamente o tempo de produção com maior qualidade, já que a possibilidade de erros humanos também é reduzida. A uniformidade e a qualidade do produto podem ser alcançadas com a automação, controlando e monitorando os processos industriais em todas as etapas.

Além disso, sensores e sistemas de visão reduzem a necessidade de verificação manual de vários parâmetros do processo. Aproveitando as tecnologias de automação, equipamentos ajustam as receitas de produção conforme as variáveis de cada etapa, garantindo a previsibilidade das operações.

Maior monitoramento e manutenção preditiva

Outro grande benefício que logo pode ser percebido é a adoção da manutenção preditiva. As linhas de produção e todo o chão de fábrica passam a ser continuamente monitorados por meio de sensores, com leitura de temperatura, tempo, vibração, pressão, vazão, pH entre outros parâmetros relacionados aos processos.

Se os sensores detectarem qualquer alteração nesses parâmetros e estiverem na faixa pré-determinada de alerta, a operação é avisada. Ao receber o aviso, os técnicos podem identificar imediatamente a causa da alteração e agendar a manutenção antes que a operação sofra uma parada.

A automação pode, portanto, ajudar a identificar possíveis problemas antes que eles se transformem em grandes falhas que podem resultar em paralisação da produção.

Mercado em crescimento

Não resta dúvida de que a automação industrial continuará avançando, impactando um número cada vez maior de empresas que buscam mais produtividade.

Independentemente do setor econômico, a automação industrial será cada vez mais adaptada para novos usos, melhorando as condições de trabalho dos operadores, especialmente aqueles que trabalham em condições perigosas ou realizam tarefas repetitivas.

Com todos esses alertas, não deve restar dúvidas sobre a necessidade da sua empresa investir em automação industrial.

* Helio Sugimura, Gerente de Marketing da Mitsubishi Electric.

Para mais informações sobre automação industrial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Intelligenzia



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito