Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Para ser e não apenas parecer ser ESG

Para ser e não apenas parecer ser ESG

17/06/2023 Monica Bressan

Uma organização divulgar que adota ações voltadas para o ESG (Enviromental, Social and Governance em tradução livre: ambiental, social e governança) não significa, necessariamente, que de fato as pratica.

São inúmeros os exemplos de empresas admiradas pelo mercado que em dado momento se envolvem em polêmicas que desconstroem sua imagem e reputação, além de muitas vezes ainda terem de pagar multas e indenizações por posturas ilegais, em total contradição aos pilares do ESG.

Na verdade, muitas dessas empresas só querem parecer sustentáveis, ao invés de serem de fato, praticando o greenwashing (entendido como maquiagem verde) e/ou socialwashing (maquiagem social), ou seja, práticas que promovem iniciativas enganosas de sustentabilidade, caracterizadas pela falta de profundidade, iniciativas rasas e sem métricas consistentes de geração de impacto.

Também existem empresas, por outro lado, que adotam práticas voltadas ao ESG, mas não conseguem ser suficientemente claras nas informações que divulgam, limitando os efeitos positivos e benefícios que poderiam ter.

É preciso basear a publicidade das organizações em dados e resultados sólidos e que possam ser checados de forma objetiva e transparente, engajando assim as partes com quem se relacionam a respeito da sua marca ou produto/serviço.

Ser transparente significa agir de modo franco, verdadeiro, sem subterfúgios. Ao aplicarmos esse conceito às organizações, significa que elas devem procurar, sempre que possível, disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse de forma clara e objetiva.

A transparência é inclusive um dos princípios basilares da governança corporativa e que, juntamente com o princípio da responsabilidade corporativa, fundamentam a adoção de medidas visando a sustentabilidade do negócio e do meio socioambiental em que a empresa está inserida.

E é tão importante que em alguns casos a divulgação de informações é uma obrigação legal, como das empresas de capital aberto que devem apresentar relatórios de desempenho econômico-financeiro e publicar os fatos relevantes que podem impactar na tomada de decisão de seus investidores e, também, a regulamentação do Código de Defesa do Consumidor, a ser observado por todas as empresas, inclusive as de pequeno porte, acerca da transparência com que devem operar em relação aos seus consumidores.

Não existe um padrão para divulgação de ações ESG, como ocorre, por exemplo, para a apresentação da dados financeiros-contábeis. Mas isso não significa que deve ser feito de qualquer forma.

Há modelos que podem ser usados como referência, como o Global Reporting Initiative (GRI), Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e Relato Integrado, entre outros, todos espécies de relatórios de desempenho não-financeiros, associados à sustentabilidade.

Embora a adoção de relatórios de sustentabilidade, como os sugeridos, não seja a única medida necessária para a efetiva implantação de ações ESG, tais relatórios são de extrema importância para se compreender como as empresas estão gerenciando proativamente seus riscos ambientais, sociais e de governança.

Assim, se uma organização é social e ambientalmente responsável e adota boas práticas de governança corporativa precisa apresentar dados consistentes, de forma transparente e que realmente reflitam a realidade, para ser e não apenas parecer ser, gerando maior credibilidade e confiança para com seus investidores e com quem mais se relaciona.

* Monica Bressan é especialista em governança corporativa, compliance, ISO 37001, ISO 31000, contratos e finanças.

Para mais informações sobre ESG clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Case Comunicação



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso