Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Nacionalidade portuguesa mais próxima dos brasileiros

Nacionalidade portuguesa mais próxima dos brasileiros

28/06/2023 Hellen Garcia

O governo português acaba de disponibilizar o pedido de nacionalidade portuguesa no formato online para todas as modalidades.

Isto significa que todos os pedidos que estão previstos na lei portuguesa podem ser feitos de forma digital a partir de agora. O processo acontece pelo Portal da Justiça do país e é intermediado por advogados.

A iniciativa do governo português vai ao encontro dos brasileiros em busca de se estabelecerem no país europeu. Hoje, formamos a maior comunidade estrangeira em Portugal.

A questão demográfica é um ponto chave para a modernização do pedido de nacionalidade, já que com a facilitação do processo, mais pessoas podem se interessar em exercer sua cidadania em um país que demanda por pessoas.

Com a novidade no pedido de nacionalidade, as pessoas que moram em terras portuguesas há muitos anos, ou que possuam familiares portugueses (como pais ou avós), ou até mesmo aqueles que têm alguma relação com a comunidade portuguesa serão contempladas.

Além disso, o serviço Nacionalidade Online atende os pedidos dos residentes em Portugal há mais tempo e de estrangeiros que se casam com um português ou portuguesa.

Para os brasileiros que se enquadram nos requisitos, conseguir a nacionalidade brasileira pode ser benéfico, já que residentes com cidadania tendem a ter facilidades na hora de conseguir empregos, abrir empresas e ter acesso aos serviços no país lusitano.

Além disso, podem morar e transitar por qualquer país da União Europeia sem visto, uma vez que serão considerados “cidadãos europeus”.

O pedido de nacionalidade à distância pode ser feito exclusivamente por advogados e mandatários. O pedido de análise e o resultado da solicitação tramitam online, gerando menos burocracia, menor custo e mais rapidez. Para os brasileiros que já moram em Portugal há mais de 5 anos, por exemplo, o momento é de oportunidade.

A possibilidade de conseguir a nacionalidade portuguesa também se aplica aos cidadãos timorenses, os descendentes de judeus sefarditas portugueses e aos menores de 18 anos com pai ou mãe que conseguiram a nacionalidade quando o menor ou incapaz já era nascido.

Além disso, pessoas adotadas por portugueses e cidadãos que perderam a nacionalidade portuguesa podem fazer (ou refazer) o pedido.

É fato que os olhos dos brasileiros estão cada vez mais virados para o país português. Isso gerou um alto volume de pedidos de visto de residência e trabalho, motivados em sua maioria pela boa qualidade de vida de quem mora na Europa.

O país tem se destacado também no roteiro de viagens, uma vez que 30% dos brasileiros que foram ao continente europeu neste ano aterrissaram em terras portuguesas.

Entre os destinos mais procurados estão a capital, Lisboa, a cidade do Porto, e mais recentemente cresceu a procura pelo interior e pelo litoral de Portugal.

* Hellen Garcia é advogada e sócia do escritório Advocacia Bastos Freire Advogados.

Para mais informações sobre nacionalidade portuguesa clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Hiperjudicialização da saúde no Brasil: gargalos e soluções

A hiperjudicialização da saúde no Brasil é um fenômeno crescente que tem gerado preocupações significativas no sistema Judiciário.

Autor: Natália Soriani


Obra analisa direitos familiares sob o viés da afetividade

Com o intuito de aprofundar os aspectos constitutivos da afetividade familiar, o doutor em Direito Caio Morau assina livro em que analisa modelos de uniões cujo reconhecimento é reivindicado por setores da sociedade, como as poligâmicas, concubinárias e incestuosas.

Autor: Divulgação


Terrenos de marinha são diferentes de praia

A Proposta de Emenda à Constituição dos terrenos de marinha (PEC 3/2022), a chamada PEC das Praias, tem fomentado debates.

Autor: Fabricio Posocco


O que você precisa saber sobre pensão alimentícia

A pensão alimentícia é um direito fundamental garantido pela legislação brasileira, assegurando que dependentes, especialmente filhos menores, recebam o suporte financeiro necessário para seu sustento, educação e bem-estar.

Autor: Divulgação


A inadequação da mediação obrigatória pré-judicial

Nos últimos anos, a sobrecarga do sistema judiciário brasileiro tem provocado o debate acerca da obrigatoriedade da tentativa de solução extrajudicial de conflitos antes do ajuizamento de ações judiciais, como uma forma de comprovar o interesse de agir.

Autor: Suzana Cremasco


Novas regras de combate ao telemarketing abusivo entram em vigor

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementou uma série de novas medidas para combater o telemarketing abusivo, reforçando a proteção dos consumidores brasileiros.

Autor: Divulgação


Licença-maternidade sem carência para as autônomas

Foi uma decisão histórica, e com 25 anos de atraso!

Autor: Nayara Felix


Recorde de queixas contra planos de saúde e a necessidade de mudanças

Nos últimos dez anos, o Brasil testemunha um aumento alarmante nas queixas de consumidores contra planos de saúde.

Autor: Natália Soriani


Conflitos condominiais

Tipos de ações judiciais e maneiras eficientes de resolvê-los.

Autor: Divulgação


Se a doença é rara, o tratamento não pode ser

13 milhões de brasileiros convivem hoje com doenças raras, de acordo com o Ministério da Saúde.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


O perigo da pejotização para as startups

Os recentes conflitos envolvendo a Uber e a justiça trabalhista em ações que reivindicam o vínculo de emprego de motoristas junto à empresa ganhou a atenção da sociedade e até do Palácio do Planalto.

Autor: Ricardo Grossi


Uma boa dose de bom senso em favor do trabalhador gaúcho!

O bom senso precisa falar mais alto, de tal maneira que ninguém saia ainda mais prejudicado nesta tragédia.

Autor: Sofia Martins Martorelli