Portal O Debate
Grupo WhatsApp

“Pitch” assertivo: como construir o seu?

“Pitch” assertivo: como construir o seu?

17/07/2023 Carol Vasconcelos

O Pitch é uma apresentação breve e persuasiva usada para vender uma ideia, produto ou serviço e para fazer um pitch bom é necessário entender o mercado que irá atuar, o público alvo e qual o problema se resolve.

Então o mais importante é certificar-se de que a sua solução realmente resolve as dores de mercado.

Muitos profissionais vão focar somente na clareza de dados e informações, porém como uma profissional estratégica do setor comercial, eu sempre oriento a fazer uma pesquisa de mercado bem estruturada antes de montar seu pitch.

Isso vai lhe dar segurança e respaldo no momento de montar uma proposta de valor orientada à dor e consequentemente aos resultados do seu potencial cliente, ou de mercado que é o que chama a atenção dos investidores.

Para criar um Pitch do zero requer um processo cuidadoso dos elementos essenciais, que são:

1. Identificar o problema;
2. Definir o objetivo;
3. Conhecer seu público-alvo;
4. Descrever o mercado-alvo;
5. Destacar a proposta de valor;
6. Elaborar um modelo de negócio sólido;
7. Preparar uma apresentação visual atraente;
8. Encerrar com uma chamada à ação;

A partir daí o próprio investidor ou seu cliente dará feedbacks referente à sua apresentação e se os mesmos assimilaram as informações passadas.

É onde seu feeling comercial vem à tona! Utilize as perguntas como um argumento para fechar negócio, responda às perguntas de forma assertiva e garanta a solução do problema, ou apresente dados que vão permitir a resolução do mesmo caso. 

Mas como saber se o Pitch foi assertivo? E como ele é avaliado? Se você busca investimento, alguns investidores podem estar voltados com o nível de inovação da ideia e com a capacidade de execução da mesma, enquanto outros vão avaliar o mercado e a provisão dos lucros.

Agora se você busca a venda em si, é necessário entender no fim da apresentação se o possível cliente teve a compreensão do que lhe foi oferecido e evoluir com os feedbacks oferecidos e contornar as objeções impostas.

Neste caso, é muito importante documentar tudo para que seja possível a melhoria do pitch e as estratégias que serão usadas na apresentação para o sucesso e conversão da oportunidade.

Para finalizar nunca se esqueça que um Pitch é um documento vivo, todos os insights que serão obtidos ao longo do processo são válidos e agregam para uma visão mais macro do negócio - mesmo que seja simplesmente melhorando sua clareza, e assim trazendo melhoria contínua ao processo.

* Carol Vasconcelos é diretora comercial da FHE Ventures, corporate venture builder cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras voltadas ou adaptadas para as áreas de saúde e educação.

Para mais informações sobre mercado clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: NB Press



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves