Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Redes de franquia invadem o interior do país

Redes de franquia invadem o interior do país

03/04/2011 Marina Nascimbem Bechtejew Richter

Os altos custos dos terrenos nas grandes metrópoles, associados à escassez de pontos comerciais e à saturação das lojas franqueadas nas capitais têm acarretado o aumento da expansão das redes de franquia para as cidades do interior do país. Esse processo, já detectado por diversas redes, vem sendo utilizado cada vez com maior frequencia, principalmente com o objetivo de evitar a canibalização da marca e a concorrência interna entre franqueados.

Apesar de o mercado de franquias nas cidades do interior estar aquecido, alguns cuidados devem ser tomados tanto por parte da franqueadora como por parte dos candidatos a franqueados, para que não haja frustração com o negócio.

Entre esses cuidados, vale destacar:

- A realização de estudos prévios com o objetivo de analisar a viabilidade da entrada da franquia, bem como da aceitação do produto ou serviço, nas cidades de menor porte. Isso é importante pois existem produtos e/ou serviços que não se adaptam a determinadas regiões, seja em razão do clima, poder aquisitivo ou outros fatores;

- A necessidade, se for o caso, de adaptação do negócio original, principalmente com redução de custos, para permitir a expansão pelo interior;

- Um estudo sobre a logística de abastecimento da rede, evitando, assim, falta ou escassez de produto na loja franqueada. Se a rede não tiver canais de distribuição adequados, a expansão deve ser retardada até a eliminação do problema;

- Criação de uma equipe interna da franqueadora capaz de fornecedor a consultoria e o suporte demandados pelos franqueados, seja local ou remota, permitindo, assim, a operação regular da loja franqueada;

- O operador da franquia deve ter as características exigidas pela franqueadora, bem como dedicar-se ao negócio e estar inserido na sociedade local. Apesar da força da marca e da rede, qualquer deslize na sua operação pode trazer sérios prejuízos aos negócios. Vale ressaltar que isso também é importante para as franquias localizadas nas capitais. Porém, em razão de uma característica própria de cidades interioranas, onde o senso comunitário é bem maior que nos grandes centros, esse cuidado deve ser reforçado.

O processo de interiorização das franquias segue o exemplo dos shoppings centers, que estão se dirigindo para o interior em busca de novos mercados. Dos mais de 30 shoppings que iniciarão as suas atividades no ano de 2012, apenas três ficam nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

* Marina Nascimbem Bechtejew Richter é sócia do Kurita, Bechtejew e Monegaglia Advogados – KBM Advogados - [email protected]



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira