Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ser diferente é o único caminho para a sua marca sobreviver

Ser diferente é o único caminho para a sua marca sobreviver

08/08/2023 Ciro Rocha

Se diferenciar é uma estratégia eficaz para destacar-se no mercado e garantir a sobrevivência de uma marca.

Dentro do mundo dos negócios, onde tudo é altamente competitivo, saber contar histórias e oferecer algo exclusivo aos clientes, tende a ser um diferencial importante.

Porém, nem só a diferenciação de marcas garante sua sobrevivência. É possível observar diversas abordagens para garantir o sucesso de uma marca, e cada uma pode ser relevante em diferentes contextos.

É preciso apostar nas adaptações das estratégias de marketing, que geralmente são eficazes às mudanças de mercado e desempenham um papel importante na sobrevivência de uma marca, além da diferenciação de outros elementos, como qualidade de produto e atendimento ao cliente. 

Podemos observar claramente que as empresas entendem que revisar suas missões, visões e valores vale a pena para aumentar o número de clientes e, consequentemente, expandir-se, alcançando suas metas.

Para se ter uma ideia, em 2020, as pesquisas no Google por rebranding dispararam, atingindo mais de 80% no mesmo ano. 

Essa nova visão pode envolver diversos aspectos, como a vontade de oferecer produtos ou serviços mais inovadores, adotar uma nova abordagem de marketing ou até fornecer uma experiência excepcional para o cliente.

É importante entender as necessidades e desejos do seu público-alvo, identificando as maneiras de atendê-los e, assim, se diferenciando em relação aos concorrentes.

É sempre importante ressaltar que a diferenciação por si só, pode não ser o suficiente. Na maioria das vezes uma marca também precisa se adaptar às mudanças de mercado.

Para isso, torna-se importante apostar em pesquisas de desenvolvimento, para assim, manter-se atualizada com as tendências e poder oferecer um valor real para os consumidores.

Não à toa, já existem empresas que auxiliam as marcas nestes processos, estudando a fundo e trazendo uma estratégia eficaz para a sobrevivência, considerando todos os fatores para garantir sucesso a longo prazo.

Portanto, posso afirmar que ser diferente não é uma escolha no mundo atual. Se diferenciar faz parte do processo de estruturação de uma marca de sucesso, que se reinventa a cada momento para sobreviver. Fique atento!

* Ciro Rocha é fundador da Enredo, uma empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas.

Para mais informações sobre marca clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: PiaR Group



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso