Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como e por que implementar um ERP no seu negócio

Como e por que implementar um ERP no seu negócio

15/08/2023 Marcelo Navarini

Na medida que a dinâmica operacional e financeira começa a exigir maior esforço, diversas PMEs acabam buscando por soluções conhecidas como ERPs ou sistema de gestão empresarial.

Esta solução automatizam a gestão operacional e financeira de seus negócios, já que dados comprovam a eficácia dessas ferramentas no mercado.

De acordo com a Gartner, a produtividade de empresas que contam com um sistema de gestão aumenta em até 25%.

Como essas plataformas oferecem diversas vantagens, é compreensível que os empreendedores busquem a adoção desses serviços, porém, muitos ainda têm dúvidas quanto à escolha do ERP ideal e o processo de implementação da solução no dia a dia da empresa.

Por mais intuitivo que sejam as ferramentas é preciso saber dominar as funcionalidades disponíveis, vincular processos de negócio às regras e configurações, e alinhá-las com os membros da equipe que terão acesso ao sistema.

O primeiro passo a ser dado pelos empreendedores é escolher o sistema que sane as principais dores na gestão do negócio.

Inicialmente, é válido colocar no papel os principais aspectos do negócio (porte, tipo de operação - física, online, comércio, indústria, prestação de serviços ou híbrido).

Adicionalmente, avaliar quais canais de venda serão utilizados e o perfil dos produtos comercializados ou serviços prestados ajudará na escolha dos recursos necessários.

Definindo o software que será usado pelo negócio e feita a contratação, é hora de iniciar. Migrar os dados de planilhas e outros sistemas para o seu novo ERP sempre é um desafio.

Essa etapa requer muita atenção, pois o sistema irá trabalhar com base nos dados que forem fornecidos.

Os empreendedores também podem aproveitar esse momento para fazer uma limpa, filtrando tudo o que achar desnecessário ou incorreto.

Para quem está iniciando do zero, o esforço é menor, e os benefícios de começar organizado superam muitas vezes o tempo e dedicação despendido para iniciar.

A quantidade de dados que devem ser migrados ao sistema e os recursos que serão adotados determinam o tempo de implementação do ERP.

Em algumas soluções, isso significa que é possível configurar o sistema no mesmo dia ou em algumas semanas. Por exemplo, quanto maior o volume de produtos para atualizar, maior o tempo de implementação.

Os empreendedores devem ter isso em mente para se organizar e não atrasar os negócios durante esse processo.

Após a implementação, é preciso realizar o treinamento da ferramenta. Como mencionado anteriormente, é imprescindível que a equipe esteja envolvida em todas as etapas da implementação do ERP.

Isso faz com que a familiaridade da ferramenta seja adquirida com mais rapidez, pois o sistema será usado por eles, desde a inserção de dados até o uso no dia a dia e o acesso a relatórios.

Tendo isso em mente, é totalmente viável a aplicação de cursos internos de capacitação para os colaboradores que irão operar a ferramenta, seja de uma forma geral ou apenas de módulos específicos.

É ideal que sejam abordados módulos que ensinem como configurar o sistema; definir perfis de usuários; criar campos personalizados e configurar fluxos de trabalho; como utilizar as funcionalidades; como cadastro de clientes, fornecedores e produtos; gestão de estoque; compras; vendas e controle financeiro; como fazer análises de dados; gerar relatórios e indicadores; como integrar os processos; entre outros pontos de destaque.

Vale lembrar que o ERP é uma ferramenta que integra dados e informações, além de processos. Isso significa que é preciso que os departamentos estejam cientes de que os elementos inseridos por eles, serão atualizados nas seções que envolvem outros setores.

Quando uma venda é registrada pelo sistema, essa informação será compartilhada com quem controla o estoque, com o setor financeiro, com o setor fiscal, e assim por diante. 

Em suma, sem o preparo adequado, toda essa centralização e automação de variadas atividades, podem gerar muitas dúvidas aos colaboradores.

Quando isso acontece, a tendência é que o sistema não seja usado em todo o seu potencial, impossibilitando ganhos efetivos e dificultando o crescimento do negócio.

* Marcelo Navarini é Diretor do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company.

Para mais informações sobre gestão empresarial clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Seven PR



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves