Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 maneiras para o ChatGPT pode ajudar nas empresas

5 maneiras para o ChatGPT pode ajudar nas empresas

27/09/2023 Luis Redda

De acordo com o especialista da Harness, ferramenta não deve substituir as pessoas, mas aprimorar sua forma de trabalhar.

5 maneiras para o ChatGPT pode ajudar nas empresas

A Inteligência Artificial vai substituir as pessoas? Bom, na verdade, a IA não funciona bem sem o capital humano. Uma pesquisa feita pela Resume Builder aponta que o ChatGPT, nova febre no mercado, está sendo usado pelas empresas como uma forma de ajudar os profissionais no desempenho de suas tarefas. Segundo os dados, 66% usam a ferramenta para apoiar na escrita de códigos para software, 58% a usa para criação de conteúdo e 57% para suporte ao consumidor. 

De acordo com Luis Redda, Field Sales Engineering Manager da Harness, unicórnio americano que atua em todo o mundo entregando uma solução completa de softwares, para usar o ChatGPT em empresas é preciso ensinar os colaboradores como inserir a ferramenta no fluxo de trabalho. “Algumas soft skills são fundamentais para usar o ChatGPT, como ter habilidades de comunicação e pensamento crítico, para propor soluções junto com a Inteligência Artificial generativa”, aponta Redda. 

Com potencial para agregar no dia a dia de diversos profissionais, o ChatGPT pode ser integrado ao trabalho em diversos setores. De acordo com Luis Redda, esses são as 5 principais atividades que a ferramenta pode ajudar atualmente: 

Geração de códigos e desenvolvimento de software

Sem o olhar do desenvolvedor e uma solução robusta de entrega de software, a IA pode ser um risco para a geração de códigos. No entanto, a ferramenta pode ser uma aliada na correção e detecção dos “bugs”, além de auxiliar na geração de códigos de forma mais rápida. “O ChatGPT acelera a curva de aprendizado e produtividade de desenvolvimento em cerca de 10x. Sem uma solução robusta e escalável de entrega de software, os riscos de segurança, qualidade e velocidade da entrega em si aumentam. O próprio processo da empresa pode virar um gargalo.”, explica o especialista.

Análise de dados

Em um processo de análise de grande quantidade de dados, o ChatGPT pode ser usado para organizar informações de forma mais rápida. “A IA pode combinar os dados com as tendências do mercado, inclusive, melhorando o processo de tomada de decisão”, Explica o Manager da Harness. 

Atendimento ao cliente

O ChatGPT pode ser a primeira porta para clientes de uma empresa. Com ele, é possível lidar com consultas comuns, informando sobre produtos e tirando dúvidas. Em paralelo, a ferramenta também pode ser configurada para o suporte técnico dos produtos, ajudando os clientes a resolver problemas. “Essa entrega é ágil e melhora a satisfação do consumidor. Vale ressaltar, isso não elimina a necessidade do atendimento humano, mas direciona melhor a operação e organiza os canais de atendimento, colocando o profissional em um lugar de monitoramento das ações”.

Geração de Leads

Interagindo com visitantes  no site ou acompanhando tendências, o ChatGPT pode ser um importante aliado do Marketing Digital. “A ferramenta pode ajudar na coleta de dados e no cruzamento de informações, o que permite um atendimento personalizado. Desta forma, a IA pode direcionar uma campanha diferente para cada tipo de usuário de acordo com suas preferências”.

Feedbacks

Por fim, o ChatGPT pode ser um aliado no acompanhamento da qualidade do serviço oferecido ao consumidor. Ele pode ser programado para pesquisar na base de clientes um feedback sobre o produto ou serviço e entregar informações com análises sobre os resultados para o tomador de decisão. “Esse processo é simples e permite que a empresa atue corrigindo com eficiência seus principais erros, impactando diretamente na experiência do consumidor”, finaliza Luis Redda.

* Luis Redda, Field Sales Engineering Manager da Harness.

Para mais informações sobre Inteligência Artificial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: NR7 / Full Cycle Agency



Governo de Minas aplica Inteligência Artificial na correção de redações

Ferramenta desenvolvida pela plataforma Estudo Play permite avaliar textos feitos à mão e fornece resultado detalhado de forma imediata.

Autor: Divulgação

Governo de Minas aplica Inteligência Artificial na correção de redações

Regulação da IA no Brasil e a escolha de Ulisses

O Brasil é um país continental e diversificado que, apesar de toda sua complexidade social e política, tem um ambiente regulatório democrático consolidado.

Autor: Renata Herani

Regulação da IA no Brasil e a escolha de Ulisses

Regulamentar a Inteligência Artificial é preciso

Os processos de Inteligência Artificial certamente reduzirão custos e tempo de elaboração de tarefas quando aplicados à industria, à ciência e outros segmentos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Como a IA Generativa pode contribuir com o mercado financeiro?

Nos últimos anos, testemunhamos avanços significativos na aplicação de algoritmos de IA para análise de dados, previsão de tendências e automação de processos.

Autor: Ary Vilhena

Como a IA Generativa pode contribuir com o mercado financeiro?

Como competição e inovação podem andar juntas com a inevitável regulação da IA

A Inteligência Artificial (IA) se torna cada vez mais presente em nossas vidas a cada dia que passa.

Autor: Alessandro Buonopane

Como competição e inovação podem andar juntas com a inevitável regulação da IA

Logística e Inteligência Artificial: 5 maneiras para mudar o setor

A jornada de uma encomenda do centro de distribuição até a casa dos consumidores é mais longa do que apenas o trajeto em rua.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Logística e Inteligência Artificial: 5 maneiras para mudar o setor

IA quer resolver os seus problemas e “prever” o que você deseja

Imagine-se buscando em uma loja virtual uma roupa nova para um jantar.

Autor: Jonatas Leandro

IA quer resolver os seus problemas e “prever” o que você deseja

Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

Ser ágil, inovador e com foco no cliente é o que diferencia os líderes dos demais no mundo corporativo atual.

Autor: Viviani Barcellos

Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

A IA e os perigos da robotização

É importante fugir da robotização, pois ela reduz a amplitude do ser humano.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

A IA e os perigos da robotização

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

A evolução tecnológica tem desempenhado um papel fundamental em diversos setores, e a área da saúde não é exceção.

Autor: Marco Aulicino

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

As mudanças climáticas têm sido um desafio para especialistas que buscam fórmulas de mitigação desta emergência global.

Autor: Marcos Pinotti

O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática