Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Marketing jurídico como ferramenta para escritórios de advocacia

Marketing jurídico como ferramenta para escritórios de advocacia

16/10/2023 Rodrigo Ladeira

Nos últimos anos, temos observado uma mudança significativa na forma pela qual os escritórios de advocacia se posicionam no mercado.

Antes, muitas vezes restritos a indicações de sua rede de relacionamento, essas instituições vêm se transformando e passaram a investir em estratégias mais robustas e estruturadas de marketing e desenvolvimento de negócios para ampliar sua visibilidade, prospectar novos clientes e fortalecer sua reputação.

Em um cenário cada vez mais competitivo, no qual a excelência na prestação de serviços jurídicos não é mais o único critério para garantir o sucesso, o marketing tem se tornado um importante diferencial nessa nova realidade.

Além do relacionamento pessoal e institucional, os escritórios passaram a utilizar um amplo portfólio de recursos, ferramentas e metodologias para fortalecer seu posicionamento.

Entretanto, o segredo para a maior efetividade está justamente na habilidade de combinar todos eles e na medida certa.

Independentemente da forma de abordagem escolhida, todas as ações devem estar orientadas à melhor experiência do cliente e na busca por ações cada vez mais personalizadas.

Essas ações requerem além de inteligência de mercado, conhecimento e sensibilidade sobre o cliente por parte dos sócios e de sua equipe de relacionamento.

Uma das estratégias mais adotadas é o marketing de conteúdo. Ele possibilita o corpo jurídico se posicionar em múltiplas plataformas a respeito de assuntos relevantes para a sociedade ao mesmo tempo que pode demonstrar sua habilidade e conhecimento específico, despertando interesse e gerando engajamento de clientes e prospects.

O posicionamento de conteúdo combinado com estratégias de marketing digital, alavancados por técnicas de SEO e amplificado pelo correto uso de mídias sociais, possibilitam maior alcance, frequência e impacto na aproximação com o público-alvo.

Ações de relacionamento como patrocínios, reuniões e eventos, desde que também estejam pautadas pela relevância de conteúdo, complementam a aproximação da marca e a conexão mais próxima com seus clientes.

Disponibilidade de orçamento ajuda e muito, mas também não garante o sucesso. O profissional de marketing deve sempre buscar consistência entre o planejamento e os objetivos do escritório.

Além disso, o constante acompanhamento dos resultados é fundamental para as correções necessárias e consequentemente melhor retorno do investimento.

Vale lembrar que os escritórios devem seguir as diretrizes estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e garantir que suas estratégias estejam em conformidade com o código de ética da profissão.

* Rodrigo Ladeira é diretor de marketing do Machado Meyer Advogados.

Para mais informações sobre marketing clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: RPMA Comunicação



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves