Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Crianças: quando engolir um comprimido se transforma em pesadelo

Crianças: quando engolir um comprimido se transforma em pesadelo

26/10/2023 Divulgação

Especialista explica como mães e pais de crianças que não conseguem engolir medicamentos, podem melhorar esse momento com com oferta de gomas, chocolates e pirulitos manipulados.

Crianças: quando engolir um comprimido se transforma em pesadelo

Para quem vê de fora pode parecer birra. Mas muitas crianças apresentam dificuldade real para engolir comprimidos e isso acaba se tornando um pesadelo para os pais, especialmente quando se fala no tratamento de doenças crônicas que exigem o uso de medicamentos diários. As soluções comuns envolvem administrar os remédios em versões líquidas, com sabor desagradável, ou macerar os comprimidos, o que nem sempre é possível.

Mas hoje em dia, existem inúmeras opções oferecidas pelas farmácias de manipulação capazes de substituir as pílulas de maneira eficaz, causando menos sofrimento às crianças. As medicações podem ser oferecidas em formato de gomas, chocolates, pirulitos, ou adesivos, por exemplo, gerando conforto para essas situações que muitas vezes causam angústia. O efeito do remédio é idêntico. 

"Essas formas farmacêuticas apoiam as famílias na administração das medicações, pois ajudam na deglutição e na aceitação do medicamento", diz o farmacêutico Mário Abatemarco, farmacêutico, com mestrado e doutorado em microbiologia, professor de cosmetologia e tecnologia farmacêutica e especialista da Farmácia Artesanal, um dos maiores grupos de franquias de farmácias de manipulação do Brasil. 

"Ter a opção de prescrever medicamentos em apresentações mais convidativas para a criança facilita a vida tanto do pediatra como dos próprios pais, tornando o que seria uma tarefa ingrata em uma diversão para todos", afirma a pediatra Natália Avanci Fontenele, da clínica Multivitta de Vinhedo, no interior de São Paulo

Segundo o farmacêutico, o chocolate terapêutico é ideal para veicular vitaminas e suplementos. Sua base é composta por chocolate 70% cacau e livre de açúcar. A goma é uma forma farmacêutica sólida mastigável, formulada com gelatina e colágeno, também sem adição de açúcar. O sabor doce vem da stevia, um adoçante natural e indicado para uso pediátrico. A goma pode ser formulada em diversas cores e sabores, de acordo com a preferência da criança, o que torna o produto mais atrativo e aumenta a adesão ao tratamento.

O pirulito além de ser uma forma farmacêutica lúdica, é funcional, pois libera o princípio ativo de forma lenta ainda na cavidade oral, onde será predominantemente absorvido. É adoçado com xilitol, um adoçante aprovado para uso infantil, que auxilia na prevenção de cárie, segundo Abatemarco

"Muitas vezes, as crianças com doenças crônicas têm problemas reais com a deglutição e isso gera situações de estresse para elas e para as famílias. E mesmo crianças sem qualquer patologia podem apresentar dificuldades para engolir que não são birra, e precisam ser consideradas", diz Natália. Segundo ela, essas alternativas apoiam psicologicamente as crianças e tornam o momento de tomar o medicamento, quando elas já estão mais frágeis, menos doloroso.

Mas o uso dessas formulações especiais exige cuidado e não deve ser feito indiscriminadamente ou sem orientação médica e de um farmacêutico. "Esse tipo de fórmula, embora seja muito importante para apoiar os pais na administração, exige cuidado redobrado. A criança pode confundir o medicamento com balas e doces, induzindo a uma dosagem superior à indicada", afirma a pediatra. Ela recomenda que, como para qualquer medicamento, a família siga a orientação da farmácia sobre o armazenamento e os mantenha sempre longe do alcance das crianças.

Para mais informações sobre medicamentos clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



A arrogância é exterminadora do sucesso

Apresento essa pesquisa para destacar que o começo de um “tombo empresarial” é a arrogância que nasce do sucesso.

Autor: Yuri Trafane

A arrogância é exterminadora do sucesso

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

O dia de São Cristóvão, em 25 de julho, é ocasião de pedir sua intercessão sobretudo nas viagens empreendidas.

Autor: Padre Alex Nogueira

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

6 devocionais para começar bem o dia

Confira uma seleção de obras que vão nutrir a alma e proporcionar momentos de reflexão.

Autor: Divulgação

6 devocionais para começar bem o dia

A importância dos passeios em família

Tem sido desafiador nos tempos atuais encontrar um tempo de qualidade para fazermos aquilo que nos traz bem-estar.

Autor: Aline Tayná de Carvalho Barbosa

A importância dos passeios em família

A nossa vida: estamos no controle?

"Eu deveria estar morto." Assim se pronunciou Donald Trump momentos após ter sido alvo de um disparo que lhe atingiu e quase interrompeu a sua vida.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira sofre com algum tipo de deficiência auditiva.

Autor: Luciana Brites

A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Doações serão enviadas para crianças e adolescentes vítimas das enchentes que atingiram o Sul do país.

Autor: Divulgação

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Atitudes para gerir adequadamente as emoções

Emoções são a base de todos os relacionamentos e a forma como lidamos com elas define o quão longe iremos em nossos objetivos.

Autor: Janguiê Diniz


Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado