Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sua empresa acompanha a modernidade fiscal?

Sua empresa acompanha a modernidade fiscal?

07/12/2023 Igor Montalvão

Vencer a concorrência é mais do que oferecer o melhor preço.

Também significa estar a par de todas as novidades do setor e ser capaz de entregar o máximo em qualidade de atendimento, de serviço e de pós-venda.

Porém, o que nem sempre passa percebido é que a competitividade das empresas também aumenta à medida que elas exploram melhor os limites das vantagens fiscais.

Muitos empreendedores podem ainda não compreender o que os impostos que eles pagam têm a ver com sua performance. Mas a resposta é mais simples do que talvez se imagine.

Manter-se atualizado com as diversas mudanças nas leis tributárias e adotar novos sistemas de controle sobre a contribuição poupa tempo e ainda reduz o compromisso fiscal.

Isso permite trabalhar com uma margem melhor de preços, aumentando a atratividade e expandindo a capacidade de investimentos. Tudo o que uma empresa necessita para ter mais sucesso no mercado.

Mas isso não é uma tarefa tão fácil. As regulamentações fiscais se alteram quase que diariamente, de tal maneira que hoje constituem um grande labirinto, para não dizer um novelo, de regras que impactam diretamente o caixa das empresas.

Muitos desses efeitos se convertem em gastos desnecessários, que não apenas oneram como também limitam sua força em mercados onde a deslealdade por vezes já é um inimigo indigesto.

É necessário, portanto, ter na retaguarda uma mentalidade inovadora, que se abra a profissionais capacitados que utilizam de recursos específicos para acompanhar essas atualizações bem de perto.

A partir das informações e de muita experiência, eles são capazes de oferecer um planejamento tributário com foco na redução dos impostos que incidem sobre a companhia.

Não é truque e muito menos golpe. Reduzir as cobranças fiscais é uma prática viável e legal, mas exige um conhecimento técnico e jurídico para torná-la realidade.

Não podemos perder de vista o fato de que há mudanças bruscas pela frente. O projeto da Reforma Tributária, ora em análise no Senado Federal, deverá simplificar muitos dos processos que hoje estão em vigor.

Mas o objetivo é puramente a simplificação das regras. Se você, empresário, ainda acredita que a reforma irá reduzir sua carga tributária, embrulhada numa caixa e com papel de presente, pode esquecer!

A expectativa é de que haja uma grande transformação – com impactos positivos, diga-se de passagem – num curto, médio e longo prazo para todo tipo de empreendimento.

A reforma tende a dar transparência sobre a carga tributária, mas com os mesmos desafios para se alcançar vantagens fiscais.

Por isso, essa projeção só reforça a importância de uma consultoria tributária adequada, que mantenha a empresa nos trilhos. O futuro de muitos negócios pode depender disso.

* Igor Montalvão é advogado, sócio e diretor-jurídico do Montalvão & Souza Lima Advocacia de Negócios.

Para mais informações sobre impostos clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Naves Coelho Comunicação



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves