Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Soluções para aplicativos móveis

Soluções para aplicativos móveis

01/07/2011 Carlos Eres

O celular há tempos deixou de ser um simples instrumento de fazer e receber chamadas.

Os avanços tecnológicos o converteram em um dispositivo em que é possível permanecer em contato, em tempo real, com diversas pessoas nos diferentes setores da vida, seja pessoal, profissional, familiar ou, simplesmente, para o mero lazer virtual, incluindo também transações financeiras.

Por isso, muitas empresas de TI vêm apostando fortemente no desenvolvimento de serviços bancários móveis, oferecendo consultoria, desenvolvimento e integração de aplicações móveis multiplataformas, consideradas tecnicamente sólidas por utilizarem componentes nativos compatíveis com diferentes sistemas operacionais, tais como iOS e Android, por exemplo.

Por meio de um componente de arquitetura comum, o desenvolvimento de aplicações móveis é único e independente do sistema operacional que seja executado. A utilização de tecnologias web standard, que não requerem nenhum especialista em sistemas operativos concretos, facilita o processo e viabiliza a redução do prazo da oferta ao mercado de soluções personalizadas. Atualmente, consumidores e empresas estão começando a utilizar o celular para realizar operações comerciais e transações financeiras.

A compra de aplicativos para os próprios aparelhos é um dos muitos exemplos que estão por vir. Por isso, a maioria das entidades financeiras está redesenhando seus portais bancários para celular. Tudo para que haja o ajuste do serviço ao aparelho, integrando, entre outras ferramentas, soluções móveis e serviços baseados na geolocalização ocorra sem nenhum problema.

Porém, o uso dos dispositivos não se limita exclusivamente ao acesso ao portal do banco através do celular. É possível utilizá-lo como meio de pagamento e parte daí a proliferação dos micro pagamentos através dos aparelhos, atividade que está se tornando cada vez mais habitual entre os consumidores e clientes de instituições financeiras.

Dessa maneira, para oferecer serviços de aplicações bancárias para celular, é necessário deter um conhecimento aprofundado sobre o setor financeiro, além de um grande domínio dos processos e da tecnologia.

É de extrema importância que a companhia responsável pelo desenvolvimento desses aplicativos tenha uma ampla experiência no desenvolvimento de soluções de TI e, sobretudo, tenha expertise com foco em instituições financeiras, desenvolvendo diversificadas aplicações para dispositivos móveis.

Com relação aos serviços de consultoria em mobilidade, é necessário avaliar o impacto das tecnologias móveis em produtos, serviços e processos para determinar como é possível inovar e evoluir. Para as instituições financeiras, o desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma permite a oferta de um novo negócio para o cliente, através de novos processos, além de também transformar aquele1s já existentes na instituição integrando-os de maneira eficaz.

* Carlos Eres é CEO da GFT Iberia e responsável pelo grupo GFT do Sul da Europa e Américas.

 Leia também:

 Aparelho da Asus é smartphone e tablet



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira