Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 dicas para criar e-mail marketing com o uso da IA

5 dicas para criar e-mail marketing com o uso da IA

12/02/2024 Lívia Barreto

Será que é possível otimizar uma prática tão criativa como o envio de e-mail marketing? Com a inteligência artificial em ação, a resposta é sim!

5 dicas para criar e-mail marketing com o uso da IA

Na verdade, vários processos que envolvem a criação de uma campanha, desde o planejamento até o monitoramento, podem ser melhorados com essa poderosa tecnologia. Sem contar que, empresas que continuam investindo em transformação digital apresentam um Ebitda cinco vezes maior do que aquelas que não exploram constantes inovações.  

Quantos e-mails, por exemplo, você recebe por dia? Provavelmente muitos e todos competem pela sua atenção e intenção de compra. Para se destacar na caixa de entrada, antes de tudo, é preciso elaborar um bom título. Mas convenhamos que a demanda acelerada para a criação de frases curtas, marcantes e que gerem curiosidade sobrecarrega a rotina de profissionais e a mente de qualquer um.   

É justamente nesse cenário que a IA se torna uma aliada de peso. No entanto, não basta apenas dar um simples comando a ela em busca do melhor resultado. É preciso ter cuidados específicos e transmitir os recursos adequados para que a ferramenta consiga entregar opções realmente viáveis. Por isso, vale se atentar a cinco dicas que podem fazer a diferença nesse processo.  

Escolha a plataforma ideal  

Uma vez que os objetivos e o público-alvo estão traçados, é possível escolher a ferramenta de IA que mais se alinha com eles. Uma boa sugestão é criar alguns temas fictícios para um teste e aplicar o mesmo prompt em diversas plataformas. A que oferecer as melhores respostas é provavelmente a mais indicada para o seu projeto. Vale colocar na lista de possibilidades o ChatGPT, o Copywriting AI e a Writesonic, que são referências nesse segmento.  

Intensifique a coleta de dados  

Agora é hora de conferir relatórios antigos para verificar qual tipo de assunto de e-mail teve mais sucesso entre o público. Quanto mais informações tiver, mais dados promissores vai conseguir transmitir para a inteligência artificial.  

Forneça o direcionamento certo  

O maior diferencial da IA é a sua capacidade de aprender com os próprios erros e acertos. Portanto, nada mais justo do que direcionar a ferramenta para reconhecer os padrões e as preferências do seu público. Se esse passo for executado corretamente, as sugestões serão muito mais precisas, principalmente se houver atualização constante dos resultados dos títulos anteriores feitos pela própria tecnologia.  

Escolha de parâmetros  

Os parâmetros de IA se referem à inclusão de palavras-chaves, gatilhos de venda ou elementos de personalização em geral que fazem sentido para o seu público-alvo. Importante ressaltar que também é possível incluir características como número de caracteres, estilo, uso de emojis ou o que julgar necessário para chamar a atenção dos leads.   

Geração de títulos: hora de partir para a ação  

Agora que já sabe como criar assunto de e-mail com inteligência artificial, é fundamental praticar. Vale a pena, por exemplo, pedir para a tecnologia refazer o processo diversas vezes, modificando pontos que ainda não estão de acordo com a sua expectativa. Uma boa tática é fazer o seu pedido com um número específico de opções.  

* Lívia Barreto é diretora de Marketing da Dinamize.

Para mais informações sobre marketing clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: NB Press Comunicação



Memórias no formato CAMM2: uma nova era para as memórias RAM?

Nos corredores da Computex 2024, um evento que sempre antecipa o futuro da tecnologia, um dos grandes destaques foi o novo padrão de memória RAM CAMM2.

Autor: Divulgação

Memórias no formato CAMM2: uma nova era para as memórias RAM?

Falha cibernética coloca, ou deveria colocar, o mundo em alerta!

O mundo acordou em crise com uma das maiores, senão a maior, falha cibernética que se tem notícia.

Autor: Yago Morgan

Falha cibernética coloca, ou deveria colocar, o mundo em alerta!

Segurança de dados: não há tecnologia que sobreviva sem conscientização

Bastante citada no mercado de ciência de dados, a frase do matemático Clive Humby, “Data is the new oil” ou “Dados são o novo petróleo”, é autoexplicativa.

Autor: Cássio Ricardo de Araújo

Segurança de dados: não há tecnologia que sobreviva sem conscientização

Melhores técnicas para humanizar seu conteúdo GPT de bate-papo em 2024

Quer humanizar seu texto escrito GPT? Leia este guia e colete todas as dicas e truques importantes que podem ajudá-lo a simplificar o texto robótico e ignorar as detecções avançadas….

Autor: Divulgação

Melhores técnicas para humanizar seu conteúdo GPT de bate-papo em 2024

Ferramenta gratuita vai revolucionar o ensino da ciência geológica

Seequent lança um aplicativo na web para ajudar a combater a escassez global de geocientistas.

Autor: Divulgação

Ferramenta gratuita vai revolucionar o ensino da ciência geológica

Por que a integração do OCR é essencial para locais de trabalho modernos?

O local de trabalho moderno prospera com eficiência e acessibilidade.

Autor: Divulgação

Por que a integração do OCR é essencial para locais de trabalho modernos?

Brasil registra R$ 3,5 bilhões em tentativas de fraude em 2023

No período, ocorreram 3,7 milhões de tentativas de fraudes, redução de 28,3% em relação ao ano anterior.

Autor: Divulgação

Brasil registra R$ 3,5 bilhões em tentativas de fraude em 2023

Desafios da proteção de dados e a fraude na saúde

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) R$34 bilhões dos gastos das operadoras médico-hospitalares com contas e exames, em 2022, foram consumidos indevidamente por fraudes,.

Autor: Claudia Machado


Como são as fraudes no Pix e o que os bancos precisam assegurar

Um dos métodos comuns envolve a criação de perfis falsos em aplicativos de mensagens ou redes sociais, além de outros.

Autor: Denis Furtado

Como são as fraudes no Pix e o que os bancos precisam assegurar

A importância da segurança cibernética na manufatura

Estimativas indicam que mais de 60% das empresas de manufatura esperam sofrer tentativas de ataques este ano.

Autor: Ricardo Macchiavelli

A importância da segurança cibernética na manufatura

Como evitar fraudes e vazamentos no WhatsApp

De acordo com dados do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2023, mais de 1 bilhão de interações pelo chat foram registradas no país.

Autor: Divulgação

Como evitar fraudes e vazamentos no WhatsApp

Como prevenir, detectar e combater eventuais ataques cibernéticos

O armazenamento de dados e informações em nuvem é uma solução rápida e eficaz para organizações de diferentes portes e ramos de atividade.

Autor: Wellington Monaco

Como prevenir, detectar e combater eventuais ataques cibernéticos