Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Otimizando as negociações multinacionais

Otimizando as negociações multinacionais

31/07/2011 Julio Ricardo Silveira

Nos últimos anos, o mundo tem passado por uma reviravolta no que se refere à produção industrial em larga escala, onde a China e outros países do BRICS têm se tornado o motor de produção do mundo.

Baseada nesta nova ordem mundial econômica, a indústria varejista se viu obrigada a rever a origem dos seus fornecedores, a fim de se beneficiar dos custos de produção, logística e taxação, e ainda ser capaz de se manter competitiva em um mercado cada vez mais acirrado. As grandes redes varejistas mundiais obrigaram-se a revisitar suas estratégias e ferramentas de apoio ao processo de compras ao redor do mundo. Um dos desafios é a simulação dos mais diversos cenários econômicos, modais de transporte, taxas alfandegárias, otimização logística e outras variáveis que fazem com que a indústria varejista possa manter suas margens de lucro garantidas. O cálculo antecipado de simulação da compra de produtos permite prever o custo total a incorrer dentro do processo de logística e tributação internacional existente.

Essas simulações proporcionam fechar um contrato o mais cedo possível e assim fugir de flutuações cambiais e todas outras situações que possam impactar nos custos. Fazer comparativos de simulação, através de históricos permite determinar se a negociação em curso está dentro de um intervalo aceitável. Os resultados das simulações podem ser partilhados com outros usuários, uma vez que, dentro de uma organização que é dividida em diretorias, é necessário avaliar o que outros usuários já simularam. A Tlantic oferece uma solução tecnológica integrada na arquitetura de sistemas corporativos, aproveitando toda base de informações e sistemas existentes, combinando informações necessárias sobre produtos, impostos, dimensões de containers, custo de transportes aéreos e terrestres e outros. Desta forma, há uma consistência entre origem da informação, os dados utilizados no processamento e o resultado desta simulação.

Esses resultados podem ser exportados em diferentes formatos para diferentes tipos de sistemas. A partir da decisão de que a simulação está de acordo com os propósitos estratégicos da companhia, é possível disparar o workflow de geração de pedidos, controle de gestão de entrepostos e outros processos que fazem parte da cadeia de suprimentos. A utilização de simuladores integrados dentro de uma arquitetura de sistemas, onde esse processamento se beneficia de todo o conjunto de informações existentes, faz com que a equipe de comércio internacional consiga utilizar processos rápidos, confiáveis e online com os diversos softwares da arquitetura de sistemas. Essas ferramentas passam a ser essenciais para que os varejistas consigam rapidamente avaliar e responder rapidamente na escolha de quais fornecedores, seus países de procedência e que modais serão utilizados desde a origem até o entreposto de destino e, consequentemente, a loja, no menor custo e tempo possível.

Julio Ricardo Silveira*, Gerente de Projetos da Tlantic e responsável pelo produto PowerSheets.



Convenções partidárias abrem contagem regressiva para as eleições

As convenções partidárias para as eleições municipais de 2024 já podem ser realizadas.

Autor: Wilson Pedroso


Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra