Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

27/03/2024 Marcos Villela Hochreiter

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

O desenvolvimento de um caminhão de bombeiro com dupla direção, ou seja, com cabines para direção para os dois sentidos é real e faz sentido. Proponho entendermos este projeto desenvolvido por uma empresa austríaca para os bombeiros da China.

No universo das ferramentas de trabalho, os caminhões se destacam pela sua versatilidade, adaptando-se a incontáveis aplicações. Desde cavalos mecânicos 4×2  até chassi com 16 eixos com tração em todas as rodas, as opções são vastas. E, se não houver uma solução pronta, ela é criada sob medida.

O mercado chinês, conhecido por sua agilidade em resolver demandas específicas e criar variantes únicas de caminhões, ainda encontra desafios que requerem a especialização internacional. É neste contexto que a EMPL Fahrzeugwerk, uma empresa austríaca especializada em modificações de veículos, se destaca.

Recentemente, a EMPL desenvolveu um caminhão sob encomenda para uma empresa chinesa que redefine a concepção tradicional desses veículos. Baseado num modelo MAN TGM 18.320, o TLF 2000 DoubleHead não é apenas um caminhão de combate a incêndios, mas uma inovação que promete revolucionar a maneira como os incêndios são combatidos em áreas de difícil acesso.

Isso mesmo, o caminhão de bombeiro, em uma emergência, não pode perder tempo em manobras ou marcha a ré lentas, pois o menor tempo no deslocamento pode salvar vidas.

Com um motor de 6,9 litros e 320 HP, o TLF 2000 DoubleHead possui uma característica distintiva: três cabines. Duas cabines estão posicionadas na frente e uma atrás, permitindo que o caminhão seja operado em ambos os sentidos sem dificuldades. Esta característica única facilita a mobilidade em ruas estreitas e túneis, áreas onde veículos convencionais encontram limitações.

O projeto do chassi acomoda não apenas as três cabines, mas também um sistema de combate a incêndios completo. O veículo possui, entre as cabines, uma caixa d’água de 2.000 litros, dois tanques de espuma de 200 litros cada, uma bomba d’água específica para a extinção de incêndios e um sistema que lança água ou espuma ao redor do caminhão para proteger a tripulação.

Além de possuir recursos de combate a incêndios, o caminhão também vem equipado com um gerador elétrico de 25 kVA e um mastro de iluminação de 6 metros, o que proporciona autonomia e visibilidade durante as operações. Um sistema de câmeras com cobertura de 360 graus garante uma visão completa do entorno, facilitando as manobras.

A flexibilidade na configuração das cabines permite adaptar o espaço conforme as necessidades da equipe de bombeiros, podendo acomodar até oito tripulantes. Esse caminhão não é apenas uma ferramenta de trabalho; ele é uma solução inovadora para combater incêndios em cenários desafiadores, como vilas com ruas estreitas e túneis, onde a mobilidade é crucial. O desastre do túnel do Monte Branco em 1999, que resultou na perda de 39 vidas, sublinha a importância de veículos como o TLF 2000 DoubleHead no arsenal de combate a incêndios.

Esta colaboração entre a EMPL Fahrzeugwerk da Áustria e uma empresa chinesa não apenas destaca a importância da inovação técnica no combate a incêndios. Certamente, ela exemplifica como se pode mobilizar a experiência internacional para criar soluções que atendam às necessidades específicas de diferentes regiões do mundo. O TLF 2000 DoubleHead é um testemunho do potencial da cooperação internacional e da engenharia inovadora para melhorar a segurança e a eficácia no combate a incêndios urbanos e em infraestruturas críticas.

Nos siga no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter é jornalista especializado em logística e transportes e diretor do site Frota News.

Para mais informações sobre caminhões clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Avanços em projetos ferroviários marcam novo capítulo do modal no país

Perspectivas de expansão do setor ferroviário incrementa participação de empresas no principal encontro do setor ferroviário de cargas e passageiros da América Latina, a 23ª edição da NT Expo.

Autor: Divulgação

Avanços em projetos ferroviários marcam novo capítulo do modal no país

Scania cria empresa para carregamento de caminhões elétricos

A Scania anunciou a criação da Erinion, uma nova empresa especializada em soluções de carregamento privadas e semipúblicas.

Autor: Frota News

Scania cria empresa para carregamento de caminhões elétricos

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

O K 230E, com carroceria Caio eMillennium, é a terceira geração de desenvolvimento de ônibus elétrico da Scania.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Com foco nas mudanças climáticas, objetivo é incentivar empresas a adquirirem equipamentos com baixa emissão de gases de efeito estufa.

Autor: Divulgação

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Ônibus elétrico com bateria com nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carregador da ABB permite que a bateria do ônibus elétrico seja recarregada de 20% a 100% em apenas 10 minutos.

Autor: Divulgação

Ônibus elétrico com bateria com nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O grande interesse que explica essa alta demanda pela aquisição de um carro elétrico por assinatura é principalmente o custo-benefício.

Autor: Alan Lewkowicz

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O combustível do futuro para caminhões

Este artigo explora a importância do diesel na história e transição para as alternativas ao diesel como combustível do futuro para caminhões, destacando a crescente importância de veículos elétricos, biogás, biodiesel e etanol.

Autor: Frota News

O combustível do futuro para caminhões

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

A parceria entre a CBA e o SENAI ISI Eletroquímica visa desenvolver uma cadeia de fornecimento local para a produção de baterias de íons-lítio no Brasil.

Autor: Frota News

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Mercado de fretamento em expansão: a startup de tecnologia Fretadão, que gerencia mais de 1 milhão de viagens corporativas por mês.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Com tanta variedade de modelos, garantia de fábrica, financiamento, pós-venda completo e tecnologia de ponta, saber onde comprar um carro ideal pode ser um desafio.

Autor: 5 estrelas

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

Sistema permite identificar a placa e as características do veículo sem que o motorista precise parar.

Autor: Divulgação

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

A evolução dos veículos elétricos está acontecendo de maneira surpreendentemente rápida, superando até mesmo o ritmo de inovação dos smartphones.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l