Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Estudantes cativados, estudantes motivados

Estudantes cativados, estudantes motivados

23/04/2024 Cleonara Schultz Diemeier

Contar com a participação da família nesse processo é fundamental para que a criança seja estimulada e reconhecida.

Estudantes cativados, estudantes motivados

Quando me perguntam como motivar os estudantes na escola, não penso imediatamente em atividades desafiadoras e bem desenvolvidas pelo professor, mas acredito que a palavra-chave é cativar. A tarefa pode ser exaustiva ou dinâmica; se a criança se sente pertencente àquele espaço e valorizada pelo professor, ela se encanta, tenta alcançar os objetivos propostos e, pode ter certeza, estará motivada.

Propor para a criança um ambiente que valorize a individualidade, que reconheça o esforço do estudante e celebre pequenas conquistas, faz com que se sintam reconhecidas, fortalecendo a autoestima. Não podemos esquecer que a motivação é intrínseca, o que significa que nós, educadores, devemos desenvolver autonomia, fortalecer a autoestima e mostrar para a criança que pensamos e somos diferentes, mas nos tornamos aprendizes apaixonados quando reconhecemos nossos potenciais. É importante definir metas realistas e alcançáveis para os estudantes, levando em consideração os níveis individuais de habilidade e desenvolvimento.

Contar com a participação da família nesse processo é fundamental para que a criança seja estimulada e reconhecida. A família deve entender que a aprendizagem pode gerar frustrações em momentos de dificuldade e, assim, a criança poderá necessitar de um pouco mais de tempo para absorver determinados conteúdos. É importante sempre apoiar, valorizar as conquistas, permitir que a criança enfrente os desafios sem fazer por ela, mas mantendo uma escuta ativa dos relatos que ela traz da escola e envolvendo-se com a vida escolar. Família e escola precisam compreender que, ao nos deparamos com obstáculos ou situações que não saem como planejado, somos incentivados a buscar novas abordagens, a desenvolver habilidades de resolução de problemas e a perseverar diante das dificuldades, percebendo assim a nossa capacidade de superar desafios e alcançar nossos objetivos. A frustração pode nos impulsionar a sair da nossa zona de conforto, a expandir nossos limites e a nos tornarmos mais resilientes.

Se o professor cativa e está munido de aulas bem preparadas, ele terá estudantes encantados pela aprendizagem. Atividades significativas e estimulantes têm o poder de transformar a dinâmica da sala. Uma das ferramentas que o professor deve aplicar é o uso de atividades em grupo, estratégia eficaz para promover a interação entre as crianças. Ao combinar atividades significativas em grupo, os estudantes têm a oportunidade de compartilhar ideias, discutir conceitos e colaborar na resolução de problemas. É essencial criar um ambiente seguro em que os estudantes possam expressar suas opiniões, ideias e dúvidas, sem medo de julgamento. Isso pode incluir o uso de espaços de sala de aula diversificados e confortáveis, onde os alunos fiquem à vontade para interagir e colaborar.

E, por fim, utilize a tecnologia para enriquecer as experiências de aprendizagem, proporcionando acesso a recursos educacionais interativos, plataformas de aprendizagem on-line e ferramentas de colaboração digital que estimulem a participação e a criatividade.

* Cleonara Schultz Diemeier, psicopedagoga, é assessora de Matemática dos Anos Iniciais do Colégio Positivo.

Para mais informações sobre estudantes clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Central Press



CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para o segundo semestre em cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação