Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Managed Private Cloud Computing já é realidade

Managed Private Cloud Computing já é realidade

19/08/2011 Antônio Phelipe

Cloud computing é um assunto que vem sendo tratado nos últimos anos e já em 2008 o Gartner sinalizou ser esse modelo de computação uma das mais importantes tendências emergentes.

Depois de experiências bem-sucedidas em nuvens públicas, agora é a vez da consolidação do modelo de Managed Private Cloud Computing. As ofertas já são muitas no mercado e os players buscam diferenciação.

Além de serviços como desktop virtual, e-mail e colaboração, uma inovação promissora é a solução de IaaS (Infrastructure as a Service) que entrega servidores virtualizados com capacidade computacional redimensionável na nuvem sob demanda. 

Tudo gerenciado. Nesse novo modelo de entrega de serviços de TI, por exemplo, é possível utilizar recursos de processamento e armazenamento através do processo de virtualização, pagando mensalmente pelo uso.

Os diferenciais de uma solução em Cloud Computing não gerenciada e uma com gerenciamento é que nesta última o serviço é composto de um pacote inteligente de infraestrutura que apresenta, entre outros benefícios: administração, atualizações de segurança, configurações de sistemas operacionais, backups, atendimento e suporte 24x7x365, balanceamento dos recursos e gestão de incidentes, problemas e mudanças – o que garante alto nível de disponibilidade e cumprimento dos SLAs  (Service Level Agreements) definidos. O gerenciamento centralizado permite que o cliente tenha custos reduzidos para administração, suporte, atualizações e assistência. Outra vantagem competitiva é a segurança.   Toda a arquitetura tecnológica pode ser desenvolvida com total isolamento, garantindo a integridade de dados e informações. Essa arquitetura é projetada para atender a criticidade do negócio e os requisitos de compliance. E mais: a solução em Managed Private Cloud Computing, quando agregada a outros serviços gerenciados, como desktops virtuais, soluções de e-mail e SaaS (Software as a Service), permite ganhos em tempo, escalabilidade, elasticidade e simplicidade. Vale lembrar que, no Brasil, os usuários de cloud ainda utilizam a tecnologia para serviços temporários e não de missão crítica.    O desafio agora é elevar esse nível de serviço até o core business das empresas, que podem ter ambientes computacionais totalmente confiáveis, disponíveis e cobertos por uma ampla gama de serviços. Além disso, optando por essa solução, as empresas convertem os custos capitais em operacionais, reduzindo assim o custo total da propriedade.   * Antônio Phelipe, CTO da Ativas.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves