Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

27/04/2024 Kethe de Oliveira Souza

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Assim como houve a evolução do sujeito no mundo, os diversos tipos de trabalho também sofreram influências ao longo da história. 

Calcule o tempo dispensado para o trabalho e você logo vai perceber que passa boa parte da vida realizando tais atividades. É necessário direcionar um olhar cuidadoso para tudo o que desenvolvemos no universo do trabalho.

Exercer atividades que nos estimulem, que nos deixem felizes e realizados, não deveria ser um tema tão distante da realidade. Não deveria ser algo utópico.

Para isso, todos precisam ter clareza do que queremos, das atividades que geram prazer, obviamente atrelado à remuneração, que é algo necessário para todos.

Ao longo da vida, também podemos mudar nossos interesses e passar a desejar outras atividades, mas muitas vezes não somos validados pelo outro ou por nós mesmos. Fazer mudanças gera desconforto.

Quando crianças, somos questionados sobre o que queremos ser quando crescer – e muitas são as respostas, na maioria das vezes, motivadas pelo desejo dos próprios pais, por uma relação afetuosa com alguém que serve como inspiração naquele momento.

Não era incomum o desejo da futura profissão estar associado a dinheiro e status. Vejam, no mudo da fantasia, o “ter” sobressaía ao prazer de exercer uma determinada atividade.

Hoje já temos um discurso concorrente ao do passado, fala-se muito em uma relação de equilíbrio na qual o prazer e a manutenção da saúde mental prevaleçam na escolha da atividade profissional.

As condições que podem gerar qualquer doença relacionada ao trabalho são levadas em consideração há longo tempo. As comissões de prevenção a acidentes (Cipas), nas empresas, são exemplos disso.

Sua formação é uma exigência do Ministério do Trabalho, mas costumam receber apoio das organizações para o desenvolvimento de atividades diversas relacionadas à prevenção.

A preocupação com a saúde mental já fazia parte dos temas abordados por essas comissões, mas passou a ganhar força durante a pandemia do Covid.

São pontos de reflexão para o dia 28 de abril, instituído como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Além disso a data chama a atenção para um futuro de trabalho seguro e saudável. Sugiro uma atenção especial ao tema do autocuidado no ambiente de trabalho.

Seguir as orientações de segurança estabelecida para o desenvolvimento de cada atividade é uma responsabilidade individual (do trabalhador) e coletiva (da empresa).

Ser sujeito protagonista exige uma postura ativa frente à vida, considerando que a terceirização da existência dos nossos conflitos não vai mudar nossa condição de sofrimento – dessa forma, todos somos responsáveis pela melhoria dos processos de segurança.

* Kethe de Oliveira Souza é psicóloga no Hospital Dona Helena, de Joinville (SC).

Para mais informações sobre trabalho clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Mercado de Comunicação



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira