Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Críticas de Maduro – Sejamos Coerentes

Críticas de Maduro – Sejamos Coerentes

03/08/2024 Bady Curi Neto

O presidente e ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, em recente comício afirmara que o Brasil não audita suas urnas eletrônicas.

Maduro defende que a Venezuela tem o melhor sistema eleitoral do mundo, afirmando que há 16 auditorias em suas urnas e, em comparativo crítico com a sistemática eleitoral de outros países, afirmou:

“Em que outra parte do mundo faz isso? Nos Estados Unidos? O sistema eleitoral é auditável? No Brasil? Não auditam nenhum boletim. Na Colômbia? Não auditam nenhum Boletim.”

Gostaria de registrar que, pessoalmente, defendo a lisura das urnas eletrônicas brasileiras, certo de que até hoje nada de concreto foi apresentado contra sua fiabilidade.

Isso não quer dizer que seja contra o voto auditável de forma impressa, como previsto na antiga PEC 135/19, não por desconfiança, mas para uma maior transparência e para “calar a boca” dos descrentes do nosso sistema eleitoral diante do maior espetáculo da Democracia, o voto.  

Sendo assim, o voto impresso – auditável – serviria para trazer maior confiabilidade aos principais atores das eleições, os eleitores, que através de seu voto escolhem seus representantes nas casas do povo e no poder executivo.

Firma-se que nossas urnas eletrônicas são auditáveis, conforme nota do Tribunal Superior Eleitoral: "As urnas brasileiras são auditáveis, auditadas e seguras, como se mostra historicamente".

Lado outro, como se não bastasse a verborragia do ditador Maduro ao atacar a democracia e o sistema eleitoral de outros países, o mesmo, em ação contra sua própria população, impõe e impôs arbitrariedades como censura e prisão aos opositores, vejamos:

- A ONG Laboratório da Paz afirma que mais de 70 políticos, opositores, foram presos arbitrariamente desde o início da campanha eleitoral.

- 60 sites de notícias estão censurados, 12 deles retirados a partir da campanha eleitoral.

Além do mais, em seu discurso, disse que haverá um banho de sangue na Venezuela caso venha a perder a eleição.

As atitudes do ditador de esquerda não causam estranheza, já que este é o modus operandi de todo ditador para se manter no poder, mas causa perplexidade e indignação às pessoas que não se curvam a essas atrocidades políticas e que não estão sujeitas a este tipo de regime autoritário.

O que causa estranheza são pessoas que defendiam a falsa democracia de Maduro aproveitarem de uma fala sua para comparar com Políticos Brasileiros de Direita, notadamente ao ex-presidente Bolsonaro, em total falta de coerência.

Ressalta-se que o ex-presidente assinou, em 2019, uma portaria que proibia a entrada de Maduro e auxiliares no Brasil.

Quem o recebeu, com honras de Estado, dizendo ser a Venezuela uma democracia, foi o atual Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em 29/05/2023. 

Sejamos coerentes.

Tenho dito!!

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e professor universitário.

Para mais informações sobre urnas eletrônicas clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)

Quem somos

Fonte: Naves Coelho Comunicação



É hora de o Brasil semear novas lideranças políticas

A recente polêmica sobre as condições físicas e mentais do presidente norte-americano Joe Biden, de 81 anos, para encarar um novo mandato, serve também para uma reflexão sobre a situação política no Brasil.

Autor: Samuel Hanan


A falsa inclusão e seus efeitos injustos na sociedade

A inclusão é uma das pedras angulares de uma sociedade justa e equitativa. Ela visa a valorização da individualidade de cada pessoa, reconhecendo tanto suas forças quanto suas limitações.

Autor: André Naves


Os próximos passos da Reforma Tributária

A promulgação da Reforma Tributária no final de 2023 marcou um momento importante para o Brasil.

Autor: Gino Paulucci Jr.


Machado de Assis antecipou o narcisismo dos nossos tempos?

Quem não quer ser célebre?

Autor: Adelmo Marcos Rossi


Um país de desacertos, ilusões e sofrimento

Passados mais de cinco anos do ápice da Operação Lava Jato, que desvendou o maior esquema de corrupção já registrado no Brasil, o país vive a fase final de revisionismo dos processos judiciais resultantes da extensa investigação.

Autor: Samuel Hanan


Maratona

Eu gostaria de ter escrito este artigo no dia 25 de julho. Como diz o ditado, “sempre que Deus vê nossos planos, Ele ri”. Também, pudera, os planos são Dele!

Autor: André Naves


Super especialista

De vez em quando me pego analisando as recordações da minha infância, da minha juventude e tentando perceber a quantidade de mudanças pelas quais todos passamos.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O que a geração Z vai ser?

A faixa de 14 a 24 anos é a fase mais importante da vida, na qual afloram os sonhos por um mundo melhor, sadio.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O enfrentamento eficaz das adversidades

Como saber se estamos realmente enfrentando de modo eficaz as adversidades e favorecendo a construção de um mindset de riqueza?

Autor: Janguiê Diniz


Pequenas mudanças, grandes transformações

Como hábitos podem mudar sua vida.

Autor: Paula Carvalho Albuquerque


Convenções partidárias abrem contagem regressiva para as eleições

As convenções partidárias para as eleições municipais de 2024 já podem ser realizadas.

Autor: Wilson Pedroso


Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves