Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Reforma tributária: 6 impactos para o setor de logística

Reforma tributária: 6 impactos para o setor de logística

07/08/2024 Frota News

Cada segmento está buscando informações de especialistas para esclarecimentos.

Reforma tributária: 6 impactos para o setor de logística

A regulamentação da Reforma Tributária, aprovada nos últimos dias pela Câmara dos Deputados e em análise para aprovação do Senado Federal, ainda gera muitas dúvidas, com impactos diferentes em cada segmento da economia. Como o Estado continua a aumentar os gastos, a sociedade ainda que a Reforma Tributária terá o efeito contrário do esperado. No entanto, cada segmento está buscando informações de especialistas para esclarecimentos. 

Para o setor de logística, contamos com a seguinte orientação em relação ao projeto aprovado, ainda, desconsiderando qualquer alteração que poderá ser realizada pelo Senado Federal e divergências na interpretação da legislação entre os juristas e os fiscais dos órgãos públicos.  

Segundo o vice-presidente jurídico da Associação Brasileira de Logística (Abralog) e sócio fundador da Dessimoni & Blanco Advogados, Alessandro Dessimoni, a logística como um todo terá muitos desafios no período de transição, que será longo e complexo.

A seguir, confira os principais impactos. 

1. A unificação dos tributos e o fim dos benefícios fiscais, poderá levar às empresas a repensarem a locação dos armazéns e centro de distribuição. 

2. Transportadores e operadores logísticos, por exemplo, que prestam serviços em seus municípios e são contribuintes do ISS, recolhem hoje um tributo que varia de 2% a 5%. Com a reforma, passarão a recolher IBS e CBS que provavelmente terá uma alíquota de 26,5%, considerado um grande aumento de impostos para o setor.

3. Para um prestador de serviço que tem como base o lucro real, hoje contribuinte com os impostos PIS e COFINS, que giram em torno de 9,25%, a empresa deve pagar no futuro uma carga total de 14,25% (ISS + PIS e COFINS) para 26,5%. ” Então o setor de serviço como um todo irá sofrer um impacto muito relevante, porque além da carga alta, o direito ao crédito é super restrito, uma vez que a folha de pagamento não gera crédito.   

4. O advogado especializado nas questões legais de logística e transporte há 26 anos, vai além e comenta sobre o aumento da carga tributária para aluguéis e frota para o segmento. “Além disso, hoje em dia não há incidência do ISS sobre aluguel, mas incidirá CBS e IBS. Então aquela empresa que não possui frota própria e aluga caminhões/carros, também sofrerá com um possível aumento do preço do aluguel. 

5. Outro reflexo é o IPVA poderá ser mais caro para veículos que causam maior impacto ambiental. Então caminhões certamente terão uma alíquota de IPVA mais cara, comenta Dessimoni. 

6. Ao mesmo tempo, o advogado explica que a unificação dos tributos pode simplificar o sistema e resultar em uma significativa redução dos custos com compliance e obrigações acessórias. “Para empresas do setor logístico, que frequentemente operam em várias regiões e precisam lidar com a legislação tributária de diferentes estados, essa mudança pode gerar uma economia substancial de recursos. Além de ser uma oportunidade para estimular a desburocratização de todo o procedimento logístico”, finaliza. 

Para mais informações sobre Reforma tributária clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X e no  Facebook 

Quem somos

Para notícias sobre transporte e logística visite o site da Frota News



Democracia “a la Maduro”

Com a promessa de promover a justiça social e de redistribuir a riqueza, em 1999 o tenente-coronel Hugo Chávez assumiu a presidência da Venezuela.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


O bom combate olímpico

Impossível para o homem dos jogos alcançar índices olímpicos e não olhar o próximo, seu concorrente, como um adversário dentro das quatro linhas esportivas.

Autor: Wallace Manhães Andrade


Brincadeira de gente grande: o mercado dos colecionáveis no Brasil e no mundo

O mercado de colecionáveis continua a ser uma área dinâmica e lucrativa, atraindo investidores e entusiastas de todo o mundo.

Autor: André  Charone

Brincadeira de gente grande: o mercado dos colecionáveis no Brasil e no mundo

Envelheci e estou com medo de cair, o que fazer?

A queda é o principal problema para pessoas com mais de 60 anos.

Autor: Marco Machado

Envelheci e estou com medo de cair, o que fazer?

Dispensa das bulas impressas pela Anvisa gera preocupação para o Idec

Para o Instituto, nova resolução não tem maturidade técnica e desrespeita o devido processo regulatório.

Autor: Divulgação

Dispensa das bulas impressas pela Anvisa gera preocupação para o Idec

Tudo sobre o terceiro lote da restituição do IR. O que fazer?

A Receita Federal liberou nesta quarta-feira (24), às 10h, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2024.

Autor: Divulgação


O cérebro de Biden

Para quem entende um pouquinho de cognição e de saúde mental, já deu para perceber quase de cara.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O atentado contra Trump e a corrida à Casa Branca

Os atentados contra líderes não são um fenômeno raro na história mundial.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


A pior epidemia de drogas está dentro da sua casa

Imagine a seguinte cena: você vai à praia ou ao parque com sua família e filhos.

Autor: Sérgio Patto


Saldo comercial de Minas registra US$ 13,2 bilhões no primeiro semestre

Somente em junho, Estado teve superávit de US$ 2,1 bilhões e foi o segundo maior exportador do país. Dados atualizados estão disponíveis em painel interativo da FJP.

Autor: Divulgação


O arco-íris da economia

Na vida, o colorido do arco-íris vai perdendo espaço.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Como manter a memória em dia na terceira idade?

Os exercícios físicos são propostos como benéficos desde a Grécia Antiga.

Autor: Divulgação

Como manter a memória em dia na terceira idade?