Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A prática da oração como auxiliar no tratamento da ansiedade

A prática da oração como auxiliar no tratamento da ansiedade

16/08/2024 Daniel Machado

A prática da oração e da contemplação tem apresentado resultados positivos no manejo da ansiedade, pois atua proporcionando momentos de pausa e reflexão para ajudar a acalmar a mente.

A prática da oração como auxiliar no tratamento da ansiedade

Segundo uma edição do relatório Mental State of the World Report (Relatório sobre o estado mental global), o mundo vive uma verdadeira epidemia de comprometimento da saúde mental, tendo a depressão e a ansiedade como os transtornos mais incapacitantes da era contemporânea. O relatório indica que o mundo já vinha com um declínio na qualidade da saúde mental na última década, e a pandemia elevou o que era preocupante a níveis críticos. E, de acordo com especialistas, ainda não é possível encontrar nenhum sinal de melhora no horizonte. Nesse contexto, muito tem se falado sobre a importância da espiritualidade e de práticas de oração e meditação como auxiliares no tratamento da ansiedade e depressão, já que tais práticas favorecem o senso de pertencimento a algo maior que a si mesmo, proporcionando um novo sentido de vida.

Sabemos que a ansiedade é um mecanismo natural do nosso organismo que nos ajuda a identificar e reagir aos perigos que nos rondam. É uma espécie de “alarme de emergência” interno que nas últimas décadas tem estado descontrolado pelo excesso de pensamentos negativos, medos irracionais e estresse crônico, próprio do estilo de vida atual. Mas também nos chama a atenção o fato de que os transtornos de ordem psicológica avançaram significativamente nas últimas décadas na medida em que houve um afastamento de estruturas que até então davam um sentido de vida às pessoas, como a fé e a religiosidade.

Um dos principais benefícios da espiritualidade é promover justamente este senso de propósito e pertencimento que ficou fragmentado na chamada “morte de Deus” profetizada pelo niilismo e pelo racionalismo. Quando as pessoas se conectam com suas crenças espirituais, muitas vezes encontram um significado mais profundo em suas experiências e desafios, e isto ajuda a reduzir os sentimentos de desesperança e confusão que, muitas vezes, acompanham a ansiedade.

Nesse contexto, a prática da oração e da contemplação tem apresentado resultados positivos no manejo da ansiedade, pois atua proporcionando momentos de pausa e reflexão para ajudar a acalmar a mente. Pesquisas mostram que a oração pode reduzir os níveis do hormônio do estresse cortisol e induzir um estado de relaxamento. Este estado de calma pode ser especialmente útil durante ataques de ansiedade, ajudando a reduzir a intensidade dos sintomas.

A oração também pode desenvolver um senso de controle e esperança. Quando as pessoas oram, muitas vezes expressam as suas preocupações e esperanças, o que pode ser uma forma de libertar emoções reprimidas. Este ato de “liberar” as preocupações pode reduzir a carga emocional e trazer clareza mental. Além disso, a oração pode fortalecer a fé num poder superior, ajudando as pessoas a sentirem que não estão sozinhas nos seus desafios e que um poder superior está a zelar por elas.

É importante dizer que a vida de oração e a prática da espiritualidade não substituem o tratamento psicoterápico e até medicamentoso se a pessoa estiver fazendo uso. O que as pesquisas indicam é que a prática da espiritualidade atua como um importante auxiliar, potencializando aquela melhora que já acontece no acompanhamento com um profissional da saúde mental. Quando devidamente integradas, essas práticas podem complementar outras formas de terapia, ajudando as pessoas a gerir a sua ansiedade com paz e esperança.

* Daniel Machado de Assis é membro da Comunidade Canção Nova e Psicólogo, formado pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, psicoterapeuta de casal pelo Instituto J.L.Moreno, pós-graduando em psicologia clínica baseada em evidências. 

Foto: Freepik

Para mais informações sobre ansiedade clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X e no  Facebook

Quem somos

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



Só você pode dar sentido à vida

O que é a vida? Diante dessa pergunta, logo nos vem à consciência a vida dos indivíduos, das pessoas.

Autor: Clécio Branco

Só você pode dar sentido à vida

Pai Nosso, protegei os pais deste mundo!

Deus Pai enviou o seu Filho único ao mundo, Jesus Cristo, pelo Espírito Santo para nos reconciliar com Ele.

Autor: Padre Alex Nogueira

Pai Nosso, protegei os pais deste mundo!

O Dia dos Pais é um encontro anual com a gratidão

Antes de ter filhos, o Dia dos Pais não tinha muito significado para mim.

Autor: René Breuel

O Dia dos Pais é um encontro anual com a gratidão

Agosto, mês vocacional

A cada ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga uma temática para reflexão em agosto – Mês Vocacional.

Autor: José Expedito da Silva


Pai, presença afetiva e efetiva

Quem teve um pai presente, provavelmente traz à lembrança as mais divertidas aventuras, experiências e iniciações.

Autor: Sandro Arquejada

Pai, presença afetiva e efetiva

Se bater à tua porta, atenda!

Ela bateu à porta da tua casa. Aguardou um tanto impaciente.

Autor: Thiago Petreca

Se bater à tua porta, atenda!

Por uma virada olímpica de rota

Os jogos nasceram na Grécia Antiga, numa civilização que honrava o ser humano em sua expressão mais excelente que ia além da superação e da vitória.

Autor: Divulgação

Por uma virada olímpica de rota

Quero um amigo de verdade

Não tenho nenhuma pretensão de esgotar o tema sobre a amizade, pois é um assunto muito rico e vasto.

Autor: Rafael Morais

Quero um amigo de verdade

Amizade: trocas valiosas

Qual é o benefício de ter um grupo forte de amigas?

Autor: Viviane Gago

Amizade: trocas valiosas

Pra sempre jovem?

Neste Dia dos Avós (26/07), vale destacar que envelhecer se tornou um pecado, o pavor de toda uma geração. Mas quando foi que esse medo ficou tão fora de controle?

Autor: Leonardo de Moraes

Pra sempre jovem?

Qual o sentido da sua vida?

O que é a vida? Diante dessa pergunta, logo nos vem à consciência a vida dos indivíduos, das pessoas.

Autor: Clécio Branco

Qual o sentido da sua vida?

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

O dia de São Cristóvão, em 25 de julho, é ocasião de pedir sua intercessão sobretudo nas viagens empreendidas.

Autor: Padre Alex Nogueira

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes