Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Criação e Design – fazer “em casa”: sim ou não?

Criação e Design – fazer “em casa”: sim ou não?

24/11/2011 Ana Cenamo

Os criativos podem franzir a testa quando vêem alguma peça feita dentro da própria empresa, mas isso não é muito diferente dos contadores que estranham uma empresa fazer sua própria contabilidade.

Assim como a situação de cada um é diferente, os projetos também são, de modo que a decisão de fazê-los ou não “em casa” vai depender do tamanho e do orçamento disponível para cada um deles. Se você pretende lançar um site de comércio eletrônico, provavelmente vai querer assistência externa.

Apesar disso, muitas empresas hoje já dispõem, nas suas equipes de tecnologia, de pessoal capaz de executar ou administrar bem projetos desse tipo. Atualmente, as empresas produzem com grande frequência cartões de visita, folhetos e mesmo websites inteiros. A tecnologia barateou muito os custos e simplificou a compra de muitos produtos e serviços ligados ao design, particularmente com a proliferação de programas de diagramação e layout, e de recursos online.

A iStockphoto é um exemplo disso. Dez anos atrás, uma pequena empresa que precisasse de uma foto com qualidade profissional para um anúncio de revista teria de gastar algumas centenas de reais comprando-a de uma agência, ou encomendando a um fotógrafo e gastando mais ainda.

No ano 2000, a iStock inventou o modelo de negócios batizado como microstock, colocando milhões de fotos de acervo disponíveis para uso (e licenciamento) por uma fração do custo habitual. Os negócios de microstock evoluíram, e hoje os clientes também podem contar com ilustrações, vídeo, áudio e animações em Flash. Por essa razão, entre os clientes da iStock há milhares de pequenas e médias empresas que decidiram fazer seus projetos “em casa” e foram muito bem sucedidas.

Os exemplos são muitos: várias escolhem fotos ou ilustrações e pedem à gráfica que acrescente alguns títulos, criando cartazes excelentes. As maiores fazem peças mais sofisticadas que vão desde apresentações até relatórios, utilizando as imagens em programas como o PowerPoint ou o MS Publisher para finalizar os trabalhos. É preciso, naturalmente, um certo cuidado. Saber fazer não quer dizer que você deve fazer – ou fazer sempre.

Um designer profissional poderá contribuir muito com noções de estética, tipografia, cores e seleção de imagens. Esse conhecimento será particularmente valioso na elaboração de uma identidade corporativa ou em projetos que serão utilizados em várias mídias. Nesse caso, uma aparência padronizada e profissional terá um efeito importante no reconhecimento da marca e no seu sucesso a longo prazo.

Fazer tudo em casa vai dar mais trabalho ao proprietário ou gerente da empresa, e será razoavelmente familiar e pouco complicado – comprar fotos ou escolher e contratar uma gráfica não é complicado. Negociar com uma empresa de design pode facilitar substancialmente o trabalho de criação e gerenciamento de projetos, mas isso poderá ser um pouco complexo - ao contrário do mito de que todos os criativos são boêmios, egocêntricos e difíceis de trabalhar, é bom saber que o verdadeiro problema é a falta de compreensão entre eles e seus clientes.

Um designer gráfico não tem idéia de como você vai querer as suas peças, e você também não sabe como ele poderá criá-las. Assim, encontrar a empresa de design certa ou um freelancer será apenas o primeiro passo. Bem mais importante é passar ao artista um briefing detalhado sobre o trabalho, a empresa, seus negócios e expectativas específicas para o projeto.

* Ana Cenamo é country manager da iStockphoto no Brasil.



O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A maior eleição do mundo e o nacionalismo hindu

O ano de 2024 está sendo considerado o superano das eleições pelo mundo. Ao todo, mais de 50 países terão pleitos variados, dentre os quais o Brasil e os Estados Unidos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray