Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por uma Defesa Civil organizada

Por uma Defesa Civil organizada

12/03/2012 Floriano de Lima Nascimento

Guerras, catástrofes naturais, epidemias, e outras mazelas são ameaças que pairam sobre a humanidade desde o início da sua trajetória no Planeta Terra.

Infelizmente não é possível evitar a maioria desses fatos, nada restando a fazer senão atenuar os seus efeitos pela adoção de medidas adequadas e eficazes. É impossível impedir enchentes, mas seus efeitos podem ser minimizados pela construção de diques e evacuação preventiva da população.

Prever os problemas e agir para evitar o pior são providências básicas que se deve tomar nessas situações. Por outro lado, é imprescindível que a Administração Pública – federal estadual e municipal – esteja preparada para enfrentar os desafios. Para tanto, é preciso organizar e estruturar os órgãos da defesa civil, dotando-os de recursos humanos e materiais que lhes permitam atuar com eficiência nestes momentos.

Faz-se também necessário antecipar-se aos problemas, pois, diante de fenômenos previsíveis, que se repetem anualmente, não é possível alegar-se qualquer surpresa. Entendemos também que as pessoas designadas para trabalhar nessa área necessitam ter perfil profissional, para não se repetirem os equívocos de autoridades mais preocupadas em fortalecer suas bases eleitorais do que em atender impessoalmente às exigências da pasta que ocupam, segundo especulações da imprensa.

E não podemos nos esquecer da grande colaboração que, nessas circunstâncias, pode ser dados por voluntários, devidamente organizados. Mas, a previsão e a mobilização de pessoas e recursos são sempre imprescindíveis quando a segurança dos cidadãos é ameaçada pelas forças da natureza.

* Floriano de Lima Nascimento

 



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira