Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Retrofit político

Retrofit político

22/05/2012 Helder Caldeira

Já é impossível conviver com o universo político brasileiro que nos cerca. Ele está ultrapassado, detonado e merece ser deletado.

Nossos indigníssimos representantes são limitados. Ignorantes à enésima potência. Pior: eleitos e eleitores parecem satisfeitos com essa circunscrição apequenada e rasteira. Já dizia Goethe: “Satisfazer-se com as limitações é miserável”.

Basta questionar: nas últimas 24 horas, quantos quasímodos políticos estamparam os veículos de comunicação? São tantos! Sobram bigodes indecorosos, panças descuidadas, ridículos cabelos avermelhados e toda sorte (ou seria azar?!) de discursos falseados. Ninguém aguenta mais essas aberrações nacionais, sedimentadas em costumes e tradições tão seculares quanto vagabundas.

Em pleno século 21, a corrupção hedionda promovida pela famigerada indústria da seca no Nordeste rende matérias de capa em grandes jornais, mostrando que o coronelismo ainda vige em boa parte do país, convencendo milhares de ignorantes que até a água que lhes é fornecida à conta-gotas não passa de uma benesse, um favor, um ato de solidariedade de prefeitos, vereadores, deputados e governadores sensíveis à tragédia climática.

Ninguém faz questão de dizer que aquela água é um direito dos cidadãos e um dever do Estado, previsto de forma inalienável na Constituição Federal. Ninguém os esclarece que a falta d’água não é apenas um desígnio do tempo e da geografia, mas um reflexo patente de reiterada roubalheira e ausência de investimentos sérios na região.

Nesse mesmo século 21, a maravilha da interatividade também serve à pilantragem política. Um sagaz cinegrafista do SBT conseguiu flagrar o deputado petista Cândido Vaccarezza (ex-líder do governo Dilma Rousseff na Câmara) atentando contra o decoro, a democracia e até contra a gramática, em mal traçadas linhas trocadas por SMS com governador peemedebista Sérgio Cabral, garantindo que o PT irá blindá-lo no lamaçal da CPMI do Cachoeira.

“Você é nosso e nós é teu [sic]”, afiançou Vaccarezza ao mandatário do Rio de Janeiro, atolado até os lenços da cabeça nas cataratas de corrupção do bicheiro e da empreiteira Delta. Não há nação que se sustente com dignidade com tanta bandalheira, hipocrisia e ladroagem. Nossos pilares estão rachados, prestes a desabar. Com urgência, precisamos de um retrofit.

Em engenharia e arquitetura, esse termo define a modernização em larga escala de imóveis antigos, renovando por completo suas estruturas e preservando apenas suas qualidades. Em amplo aspecto é premente um retrofit político no Brasil, para o bem da democracia e da profilaxia.

*Helder Caldeira é escritor, jornalista e apresentador de TV.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso