Portal O Debate
Grupo WhatsApp

E-mail marketing: passado, presente ou futuro?

E-mail marketing: passado, presente ou futuro?

05/07/2012

No ano de 1971 o americano Ray Tomlinson enviou o primeiro e-mail e mais de 20 anos depois, em 1997 a Microsoft pagou 400 milhões de dólares na aquisição do Hotmail.

Hoje, vivemos a era da consolidação das mídias digitais e do uso dessa forma de comunicação pelas empresas, englobando suas estratégias e aproximação do seu público-alvo. Porém, com tantos canais disponíveis na internet, ainda existe espaço no planejamento de marketingpara ações como um simples e-mail?

Indicadores do IBOPE/NetRatings, em março de 2012, apontaram no país um número de quase 50 milhões de internautas ativos em residências e no trabalho, que navegam aproximadamente 49 horas por mês. Segundo levantamento do CETIC.br (Centro de Estudos sobras as Tecnologias da Informação e Comunicação), em relação às atividades desenvolvidas na Internet para comunicação, 78% dos usuários enviam e recebem e-mail, atividade que recebeu maior percentual.

No universo do e-commerce, o uso do e-mail marketing ainda se mostra peça fundamental nas estratégias de marketing das empresas. Um estudo realizado pela Multichannel Merchant, em junho de 2012, apresentou o e-mail marketing como o canal mais efetivo para uma estratégia.

Outro relatório, elaborado pela Return Path, multinacional especializada em monitoramento de certificação e reputação de e-mails, afirma que as leituras das mensagens via dispositivos móveis aumentou 34% desde 2011. Em um cenário desses, há uma inclinação grande em dizer que o e-mail se torna uma ferramenta poderosa de divulgação! Mas como vencer as caixas de spam?

Isso dependerá do planejamento de cada empresa. Um e-mail marketing para o presente é aquele que alinhe as necessidades do consumidor e entregue algo relevante para alguém específico. Mas como achar essas pessoas? A compra de mailing  foi uma tática utilizada no passado, que mais produzia uma imagem negativa das marcas que comunicava algo.

O ideal é criar a sua própria base de e-mails, com consumidores que fizeram o opt-in de forma consciente. Outra estratégia que se faz necessária para uso do e-mail marketing é acompanhar o resultado de cada campanha. Assim, o uso de ferramentas automatizadas é crucial para o envio adequado das mensagens e o monitoramento se faz necessário para entender o comportamento do público-alvo em relação aos estímulos recebidos por parte do e-mail marketing.

Para o futuro é fundamental otimizar as estratégias, repensar a forma e o conteúdo das mensagens, analisar as tecnologias emergentes – principalmente relacionadas aos dispositivos móveis – e traçar caminhos que melhorem esses índices para que o e-mail marketing desempenhe o seu papel e contribua com as metas de uma organização.

Mário Almeida é diretor da S4W Marketing Digital, agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR, com atuação na região e em praças como Londrina e São Paulo.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves