Portal O Debate
Grupo WhatsApp

É hora de os pequenos varejistas turbinarem seus negócios

É hora de os pequenos varejistas turbinarem seus negócios

11/07/2012 Alessandro Gil

Não é novidade que os brasileiros, especialmente com a ascensão do poder aquisitivo da classe C, vêm tomando gosto por adquirir produtos e serviços que até então eram tidos como “luxos”.

O varejo tradicional pôde sentir o impacto positivo dessa mudança nas vendas de TVs LCD, notebooks, tablets e smartphones e, o varejo eletrônico, uma modalidade já consolidada por aqui, teve a oportunidade de ver a quantidade de novos consumidores online aumentando progressivamente, através do acesso mais fácil à internet.

No primeiro semestre do ano passado quatro milhões de brasileiros faziam pela primeira vez uma compra pela internet. No primeiro trimestre de 2012, foi constatado que o número total de brasileiros que tiveram acesso à internet (por escolas, lan houses ou outros locais) chegou a 82,4 milhões.

Com tantos novos consumidores em potencial na internet, fica cada vez mais claro que os pequenos, médios e grandes varejistas precisam estar no ambiente online. Vou focar, em especial, nos pequenos varejistas que ainda não levaram seu negócio para a internet. Além de não terem um capital alto para investimento, sobrevivem apenas da venda offline por conta das dúvidas que permeiam sua entrada na internet.

“O que eu preciso para abrir uma loja virtual? Como faço o estoque da mercadoria e a entrega? Como fica a minha loja física? Como vou atrair clientes?” Essas são perguntas que o pequeno faz a si mesmo todos os dias. Mas, e se existisse um lugar onde ele encontrasse todas as respostas que procura, e que além disso, coubesse no orçamento mensal e oferecesse  uma porção de vantagens? Empresas assim, destinadas a apoiar a operação dos pequenos varejistas já são uma realidade.

A Rakuten é uma delas, e sabe exatamente o que oferecer ao pequeno varejista para que ele tenha uma operação de sucesso. Só no Japão, país de origem da empresa, 74 milhões de clientes cadastrados compram nas 37 mil lojas que o market place oferece. O pequeno varejista precisa de tráfego para sua loja, fator crucial para que ele consiga vender.

Sendo pequeno e pouco conhecido, ele precisa que o market place forneça respaldo de marketing e publicidade. Ele precisa também que essa empresa acompanhe seus resultados e esteja apta a lhe mostrar as melhores práticas, as tendências e também as soluções para problemas que possam estar afetando o desempenho do negócio. Quando em um ambiente de market place, a página de compras precisa ter a identidade visual do varejista. O consumidor precisa saber de quem está comprando, e preservar as características é muito importante em termos de reconhecimento de marca.

Agora, uma das questões mais importantes diz respeito à segurança nas transações. É muito confortante para o pequeno poder contar com uma empresa que cuida de tudo isso para ele, desde a transação com as operadoras de cartão, à análise de prevenção a fraude. Quanto menos questões operacionais o pequeno varejista possuir, melhor poderá pensar nas estratégias e vendas de sua loja.

Com um panorama de mercado tão promissor e tantas facilidades para a entrada no mundo virtual, está mais que na hora na que hora dos pequenos varejistas ingressarem no setor, enriquecendo a competição com produtos convencionais ou focados em nichos. Os pequenos, na web, deixam de estar apenas em um ponto físico, com uma quantidade limitada de clientes, para ganhar todo o território nacional.

* Alessandro Gil, CMO da Rakuten Brasil.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira