Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cadastro Inadequado: o grande vilão das empresas

Cadastro Inadequado: o grande vilão das empresas

26/07/2012 Alexandre Noviscki

Um dos maiores erros - se não o maior-, das empresas quando falamos em obrigações tributárias e fiscais é o cadastro inadequado.

Causa falhas em cálculos e classificações dos arquivos empresariais, além de ser o grande vilão quando se trata dos atrasos. Outro grande problema que percebemos dentro das corporações é a resistência em utilizar sistemas e serviços especializados.

São eles que mantêm os relatórios de acompanhamento, que ajudam na prevenção das multas e que possibilitam as retificações dos arquivos em tempo hábil, além de corrigirem definitivamente os erros nos aplicativos. Percebemos que as grandes empresas estão começando a ser multadas agora devido aos erros na hora de coletar as informações para a NFP (Nota Fiscal Paulista).

Porém, essas multas estão ocorrendo porque o Procon/SP deu inicio ao lote de autuações. Pelo fato desse sistema ser eletrônico, acredito que o número de empresas autuadas será muito maior nos próximos meses. Preparem-se! Basicamente o que acontece é que o sistema converte uma denúncia do consumidor em autuação, caso o fornecedor da NFP não justifique a tempo esta reclamação.

Para evitar as multas desnecessárias recomendo que o fornecedor monitore o site da Nota Fiscal Paulista para checar se existem denúncias contra o estabelecimento. Caso ele encontre alguma, deve registrar, prontamente, a justificativa e procurar retificar as falhas que por ventura tenham ocorrido no sistema.

Alerto que esse monitoramento só é possível de ser feito de forma manual, o que torna o processo demorado. Por isso aconselho que as empresas tenham uma área especifica para esta tarefa, dependendo do volume de informação e de filiais.

O conselho que damos aos nossos clientes e temos visto melhoras significativas, é treinar a equipe para acompanhar as reclamações no site da NFP, e atuar de maneira pró-ativa, sempre corrigindo falhas que causem a inconsistência nas informações encaminhadas para a Secretaria da Fazenda, ou muitas vezes nem mesmo enviadas.

O que sugiro como alternativa é terceirizar essa tarefa com empresas especializadas ou fornecedoras de sistemas, relatórios e com equipe treinada para lidar com essa tarefa de maneira mais eficiente. Com certeza isso diminuirá o passivo de multas que já ultrapassa a casa dos milhões. Então, por que esperar mais? Com organização e uma empresa especializada as multas não serão mais um problema.

* Alexandre Noviscki é diretor da H2A Soluções Corporativas, empresa especializada em soluções práticas em assessoria de TI nas áreas contábil, fiscal e tributária.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso