Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As Olimpíadas 2012 do mundo da TI

As Olimpíadas 2012 do mundo da TI

07/08/2012

O mundo da TI ainda não tem Olimpíadas próprias formalmente. Entretanto, a cada dois anos ocorre em algum canto do planeta o Congresso Mundial de Tecnologia da Informação (conhecido pela sigla em inglês, WCIT, derivada de World Congress on Information Technology).

Chamar este evento de Olimpíadas não é nenhum exagero, dado o número de participantes. O WCIT é um evento da WITSA, a Federação Mundial das Entidades de TI, na qual o Brasil é representado pela Assespro. As últimas edições do WCIT ocorreram na Malásia em 2008 e na Holanda em 2010.

A edição deste ano, o WCIT 2012, ocorrerá de 22 a 24 de outubro, na cidade de Montreal, no Canadá. Como mais importante evento global do setor de Tecnologia da Informação, o WCIT é patrocinado pelos principais fornecedores do setor, de todo mundo. Além disso, serve de vitrine para palestrantes de classe mundial: o anúncio do programa oficial foi coordenado por Larry King (inspirador do nosso Jô).

Entre os mais de cem palestrantes já confirmados, além de Larry King, se destacam as presenças de Wim Elfrink (Cisco), Bernard Charlès (Dassault), Andrew P. McAfee (pesquisador do MIT), Tom Jenkins (OpenText), Robert Youngjohns (Microsoft) e o Professor Peter A. Bruck (da Austria), entre muitos outros.

O tema central do evento é a criação de uma perspectiva única sobre a sociedade digital global. Além das atividades de auditório, o evento inclui reuniões de negócios, atividades sociais, e diversas reuniões das federações internacionais das entidades TI.

Dentre elas, a mais importante para nós brasileiros, será a reunião de diretoria da WITSA, que deverá escolher a sede do WCIT de 2016: a Assespro apresentou a candidatura de Brasília para sediar essa edição em nosso país. Desde março de 2012, quando foi tomada a decisão de apresentar a candidatura formalmente, um esforço intenso vem sendo desenvolvido em prol dela, visto que há outros países que também se postularam.

Para tanto, o apoio de todos os parceiros possíveis é fundamental. O Governo do Distrito Federal, representado pelo seu Governador e os Secretários de Ciência e Tecnologia, e de Turismo, tem dado todo apoio. Esperamos que a delegação brasileira possa retornar de Montreal em outubro com a conquista do WCIT 2016 para o Brasil. Se confirmada, será a primeira vez que este evento ocorrerá na América do Sul.

Roberto Carlos Mayer é vice-presidente de Relações Públicas da Assespro Nacional e diretor da MBI e presidente da ALETI (Federação Ibero – Americana de TI).



O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A maior eleição do mundo e o nacionalismo hindu

O ano de 2024 está sendo considerado o superano das eleições pelo mundo. Ao todo, mais de 50 países terão pleitos variados, dentre os quais o Brasil e os Estados Unidos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray