Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Segurança da informação: Como manter seus dados seguros?

Segurança da informação: Como manter seus dados seguros?

13/08/2012 Eduardo Fernando Schuster

A cada ano que passa, é mais difícil imaginar como uma empresa poderia sobreviver sem o uso de computadores, celulares, pendrives e acesso a internet.

Junto com as vantagens que todas estas tecnologias trazem, vêm de carona diversos riscos e vulnerabilidades à segurança das informações. Dentro das empresas, o uso de dispositivos como Pendrives são os que mais oferecem riscos a segurança, pois são dispositivos pequenos, baratos e que apresentam alta capacidades de armazenamento.

Os riscos vão desde o roubo de informações, propagação de vírus de computadores, até o acesso indevido a dados sigilosos, caso um destes equipamentos seja perdido. Os celulares e Smartphones também criam uma brecha na segurança das empresas, pois permitem acesso a internet sem controle e segurança, além de permitir o armazenamento de dados.

Os notebooks também são cada vez mais usados. Eles trazem problemas quando as pessoas levam seus aparelhos recheados de informações importantes a qualquer lugar, conectando-os a redes livres e inseguras, hotéis, rede domésticas, etc.

Tudo isto pode expor as informações ali armazenadas a roubos, acessos não autorizados, além de infecção por vírus e programas maliciosos. As senhas, ou a forma como são armazenadas pelas pessoas acabam sendo um alto fator de risco para as empresas.

De nada adianta gastar milhares de Reais em equipamentos e soluções de última geração em segurança, se o lado humano não está bem treinado e utiliza o sistema de forma insegura. Se por um lado as empresas desenvolvem rotinas e criam sistemas que exigem o uso de letras, números e caracteres especiais, por outro, pessoas destreinadas não percebem o risco que estão correndo, anotando suas senhas em arquivos de texto ou até mesmo em bilhetes, mantidos de baixo do teclado ou colados no monitor.

Para proteger suas informações, as empresas devem adotar uma política rigorosa no uso e gerenciamento dos Pendrives, smartphones e notebooks. Uma ação recomendada é a utilização de ferramentas de criptografia, aplicativos como Firewall, antivírus e, como regra, a utilização de senhas no acesso a arquivos confidenciais.

Não devemos esquecer de treinar e manter os colaboradores sempre informados da importância de manter seus dados e os da empresa, seguros. Outro fator de risco, que os administradores de rede devem monitorar constantemente, são o uso de aplicações como Webmail, MSN, Skype ou Google Talk.

Estas oferecem grande riscos a segurança, com a possibilidade de envio e recepção de arquivos infectados, ou vazamento de dados sigilosos. Para garantir um maior padrão de segurança tanto da empresa, como do colaborador, devemos adotar pequenas medidas:

Segurança na empresa

- Para armazenamento de dados sigilosos, em pendrives ou notebooks, utilize ferramentas de criptografia como por exemplo o TrueCrypt .

- Na sua empresa, sempre bloqueie o computador ao se afastar.

- Jamais, informe sua senha de acesso a rede ou internet a alguém. A senha é de uso intransferível.

- Ao receber e-mails desconhecidos, não execute ou salve aplicativos anexados.

- Evite enviar e-mails para vários usuários utilizando o campo Cc, utilize o campo CCo.

- Não distribua e-mails de corrente

Segurança na sua casa

- Mantenha seu programa de firewall e antivírus sempre atualizado.

- Evite utilizar seu notebook em redes wi-fi desprotegidas.

- Em redes sem fio domésticos, configure seu equipamento para utilizar métodos de criptografia WPA ou WPA2, usando sempre uma senha com caracteres especiais e números. Evite utilizar criptografia WEP.

- Caso não saiba configurar seu Modem sem fio, solicite ajuda a uma pessoa de confiança para realizar tal configuração.

- Não salve dados bancários, senhas e outras informações pessoais em documentos sem proteção, ou em locais de fácil acesso.

- Evite colocar informações pessoais em sites de relacionamentos, pois existem muitas pessoas interessadas nestas informações.

- Não utilize seu pendrive em computadores de desconhecidos.

Utilização de senhas

- Evite usar datas comemorativas, nome de pessoas próximas ou números sequenciais em senhas.

- Para lembrar de senhas de forma mais fácil, monte frases com algum tipo de significados, associando números e caracteres especiais, utilizando as letras iniciais.

Eduardo Fernando Schuster é Coordenador de Suporte Infra da Teclógica.

 



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso